RESOLUÇÃO sobre o FÓRUM NACIONAL PERMANENTE SOBRE EMANCIPAÇÃO DAS MULHERES- FNPEM

O FNPEM – Fórum Nacional Permanente do PCdoB sobre a Emancipação das Mulheres

Quanto a definição do novo FNPEM – Fórum Permanente sobre Emancipação das Mulheres, após várias consultas, foi apresentado e aprovado na plenária um conjunto de critérios para sua composição, sendo: I. titulares das seguintes secretarias nacionais do PCdoB, a) das Mulheres (titular e adjunta), b) de Organização, c) de Formação, d) Sindical, e) dos Movimentos Sociais, f) da Juventude, g) do combate ao racismo e; II. Da FMG/CCC, III. De representantes das frentes de massas onde atuam os quadros do partido; a) mulheres (2), b) juventude (2), c) trabalhadores (2), d) UNEGRO, e) UMA-LGBT, f) ANPG e g) CONAM; IV Quadros oriundos das/os: Academia (3), Trabalhadoras/es (4), jovens (7) gestão/executivo (3),bancada federal (2), e Quadros em geral (21), totalizando 59 membros, sendo, conforme define o estatuto do Partido, no mínimo 30% como cota de gênero.

A indicação das/os novas/os componentes do FNPEM, apresentada pelo coordenador da Comissão Eleitoral, Fábio Tokarski (Secretário Nacional de Organização do PCdoB), foi aprovada por ampla maioria, tendo apenas 12 manifestações contrárias. Destaca-se que a nova composição deverá ser remetida e votada pelo Comitê Central, conforme o artigo 24 do Estatuto do PCdoB.

Foram aprovados os seguintes nomes para comporem o FNPEM:

Secretaria Nacional das Mulheres

Vanessa Grazziotin – Farmacêutica, foi dos movimentos estudantil e sindical. Foi Vereadora de Manaus, Deputada Federal e Senadora da República. É do Comitê Estadual do PCdoB-AM e Secretária Nacional da Mulher do Comitê Central.

Márcia Campos – Ex. presidente da Confederação das mulheres do Brasil, e da Federação Democrática Internacional de Mulheres, é Secretaria Nacional Adjunta de

Secretaria Nacional de Organização

Fábio Tokarski – Engenheiro Civil e Professor. Foi presidente do Comitê Estadual-GO, Vereador, Dep. Estadual e Assessor do Min. da Fazenda. Secretário Nacional de Organização do Comitê Central.

Secretaria Nacional de Formação

Júlio Vellozo – Historiador, Professor Universitário. Foi Secretário Nacional de Juventude, Secretário Nacional de Movimentos Sociais e Secretário Nacional de Comunicação do Comitê Central. É Secretário Nacional de Formação.

Secretaria Nacional Sindical

Nivaldo Santana – Nivaldo Santana, Secretário Sindical Nacional do Comitê Central. Foi Presidente do PCdoB-SP e Deputado Estadual. É Secretário de Relações Internacionais da CTB.

Secretaria Nacional de Movimentos Sociais

Liége Rocha – Bibliotecária aposentada. Foi dos movimentos estudantil e sindical. Foi Secretária Nacional da Mulher e atualmente é Secretária Nacional de Movimentos Sociais do Comitê Central.

Secretaria Nacional de Juventude

André Tokarski – Professor universitário. Foi presidente Nacional da UJS, diretor da UNE, presidente da UEE-GO e Diretor da UMES de Goiânia. É Secretário Nacional de Juventude do Comitê Central.

Secretaria Nacional de Combate ao Racismo

Olívia Santana – Pedagoga. Foi Faxineira. Foi Vereadora, Secretária de Educação e Cultura de Salvador, Secretária de Mulheres e de Trabalho e Esporte da Bahia. É Dirigente da UNEGRO, Secretária de Combate ao Racismo do Comitê Central e Deputada Estadual da Bahia.

Fundação Mauricio Grabois / Cátedra Cláudio Campos

Rosanita Campos – Ex-presidente da Confederação das Mulheres do Brasil, Membro do Comitê Central, coordenadora da Cátedra Cláudio Campos da Fundação Mauricio Grabois.

União Brasileira de Mulheres – UBM

Vanja Andrea – Professora. Foi Secretária da Mulher e Vice-Presidente do Comitê Municipal de Manaus, Secretária da Mulher e Vice-Presidente Estadual do PCdoB-AM, dirigiu a UBM-AM. É Presidenta Nacional da UBM.

Confederação das Mulheres do Brasil – CMB

Gláucia Morelli – Atual presidente da Confederação das Mulheres do Brasil, membro do Comitê Central.

União de Negros pela Igualdade – Unegro

Ângela Guimarães – Socióloga. Foi da Direção Nacional da UJS, e Presidenta e Vice-Presidenta do Conselho Nacional de Juventude. É Presidenta Nacional da UNEGRO, do Comitê Estadual da BA e do Comitê Central.

União da Juventude Socialista – UJS

Tiago Morbach – Jornalista. É Presidente Nacional da UJS e foi presidente da UJS do Rio Grande do Sul.

Juventude Pátria Livre – JPL

Nelson Júnior – Atual coordenador nacional da Juventude Pátria Livre

Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB

Celina Alves – Professora. Ex-presidenta do SinproMinas. É Secretária Nacional da Mulher Trabalhadora da CTB e Membro do Fórum Internacional da Mulher Trabalhadora do FSM.

Central Geral dos Trabalhadores do Brasil – CGTB

Maria Pimentel – Secretária de Relações Internacionais da CGTB e membro do Comitê Central

União Nacional LGBT – UNA-LGBT

Silvinha Cavaleire – Servidora pública de políticas para as mulheres no Ceará, Vice-presidenta nacional da UNALGBT, Conselheira Nacional dos Direitos da Mulher e Conselheira Nacional de Combate à Discriminação.

Associação Nacional de Pós-Graduandos

Flávia Calé – Historiadora. Foi Diretora, Presidenta da UJS-RJ e da Executiva Nacional da UJS. Foi Secretária Adjunta de Juventude do Comitê Central. É Presidenta da ANPG e membro do Comitê Central.

Confederação Nacional das Associações de Moradores – CONAM

Getúlio Vargas – Gestor Público. É Presidente da CONAM, dirigente estadual do PCdoB-RS e municipal de Porto Alegre. É do Organismo de Base de Jardim Carvalho, Zona Leste de Porto Alegre.

Quadros / academia

Dani Balbi – Roteirista, Professora da Escola de Comunicação-UFRJ, Doutora da UFRJ (Ciência da Literatura).

Marianna Venturini – Filósofa e Socióloga. Foi da Direção Nacional da UJS e é professora da Escola Nacional João Amazonas. Foi Presidente da UBM de SP e Vice-Presidente Nacional da UBM. É do Comitê Central do PCdoB.

Olgamir Amancia – Professora adjunta da UnB/FUP atua como docente no Curso de Licenciatura em Ciências Naturais. Doutora em Educação pelo PPGE/FE/UnB (2009), mestre em Educação pela UnB (2002) e graduada em Licenciatura Plena em Ciências. Membro do Comitê Central do PCdoB

Quadros / trabalhadores

Augusto Vasconcelos – Bacharel em Direito – Presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia e Vereador no munícipio de Salvador/BA

Carlos Pereira – Sindicalista, é do Comitê Central do PCdoB.

Divanilton Pereira – Técnico em Geologia e Petróleo, É Diretor da Federação Única dos Petroleiros e Secretário Geral Adjunto da Federação Sindical Mundial. Foi Presidente do Sindicato dos Petroleiros do RN. É presidente do Comitê Estadual do PCdoB-RN.

Elisângela Moura – Trabalhadora Rural, foi Presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Monsenhor Gil. É do Comitê Central, Presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores(as) Familiares do Piauí e Deputada Estadual PI.

Quadros / juventude

Bruna Rodrigues – Estudante. Foi Presidenta da União das Associações de Moradores de Porto Alegre e dirigente da UJS. É do Comitê Estadual do PCdoB RS e Vereadora de Porto Alegre

Iago Montalvão – Presidente da UNE e estudante de Economia na USP.

Keully Leal – Diretora Nacional da frente Feminista da UJS. Acadêmica em Comunicação e Marketing. Formada em produções de eventos. Foi candidata a vereadora em Manaus e membro da executiva da UNE.

Mariara Cruz – Secretária Nacional de Organização da Juventude Pátria Livre.

Rafael Leal – Diretor de Comunicação, Formação e Solidariedade Internacional da UJS. É estudante de Ciências Sociais e foi presidente da UJS Minas Gerais.

Rarikan Even – Diretor Nacional de Organização da UJS. Estudante de Direito no Mackenzie. Já coordenou o Coletivo da UJS na UNE.

Rozana Barroso – Estudante do pré-vestibular e ensino técnico. É Presidenta da UBES.

Quadros / partidários

Ana Júlia Carepa – Arquiteta, bancária e política brasileira. Foi vereadora e vice-prefeita de Belém, deputada federal e senadora pelo Pará, e governadora do Pará, membro do Comitê Central do PCdoB.

Ana Rocha – Psicóloga, Jornalista, foi Secretária Nacional de mulheres do PCdoB, Presidente do PCdoB no RJ e Assessora do Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro. É Secretária de Mulheres do PCdoB RJ e Membro do Comitê Central.

Ângela Albino – Bacharel em Direito, funcionária pública federal, Foi Deputada Estadual e Federal, Presidenta do Comitê Estadual de SC e Secretária Nacional da Mulher do PCdoB. É membro do Comitê Central.

Carina Vitral – Estudante de economia, foi Presidenta da UNE e da UEE-SP, candidata a Prefeita de Santos e Presidenta Nacional da UJS. É do Comitê Estadual de SP e do Comitê Central do PCdoB.

Conceição Cassano – Vice-presidente da Confederação de Mulheres do Brasil, secretaria de relações institucionais do Rio de Janeiro e membro do Comitê Central.

Daniela Costa – Licenciada em Ciências Sociais, foi do Conselho Nacional de Juventude, da Diretoria Executiva da UNE e Secretária Estadual de Organização do PCdoB BA. É membro do Comitê Central.

Éder Pereira – Secretário Sindical do PCdoB – RS, membro da executiva nacional da CGTB.

Edna Costa – Foi Vereadora da cidade do Recife, membro do Comitê Central.

Egberto Magno – Advogado, formado em direito, especialista em direito público c/ ênfase em gestão pública, membro do Comitê Central.

Eriane Pacheco – Assistente Social, Secretária Estadual de Mulheres PCdoB RS, chefa de gabinete da Vereadora Bruna Rodrigues. Foi presidenta da UBM POA, dirigente da UJS e da UNE.

Fatima Zanon – Diretora da confederação da Mulheres do Brasil e membro da Comissão Política do PCdoB de São Paulo.

Francisco Rubió – Médico, professor da UFMG, ex-membro da Executiva Nacional do Partido Pátria Livre, atual vice-presidente do PCdoB de MG. Membro do Comitê Central do PCdoB.

Inácio Arruda – Técnico em eletrotécnica, foi vereador na cidade de Fortaleza, Deputado estadual e Federal, e Senador pelo Estado do Ceará. Atual Secretário da Ciência e Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará. Membro do Comitê Central.

Irapuan Santos – Vice-Presidente do PCdoB do Rio de Janeiro e membro do Comitê Central.

Jô Moraes – Assistente social. Foi Deputada Estadual, Deputada Federal e Presidenta do Comitê Estadual do PcdoB-MG. É Presidenta do PCdoB Belo Horizonte e membro do Comitê Central do PCdoB.

Julia Roland – Médica, foi do Sindicato dos Médicos de SP. Foi Diretora do Ministério da Saúde. Atualmente é do Comitê Estadual do PCdoB-SP. É do Comitê Central organiza-se na Base da Saúde do PCdoB São Paulo-SP.

Leci Brandão – Cantora e Compositora. É Deputada Estadual e membro do Comitê Estadual do PCdoB SP.

Lídia Correa – Vereadora por três mandatos na cidade de São Paulo, atual vice-presidente do Comitê Municipal de São Paulo e membro do Comitê Central.

Lúcia Rincon – Professora da PUC – Go, Fundadora do COM Centro Popular da Mulher, na década de 80, antes da fundação da UBM, da qual foi presidente.

Manuela D’Avila – Jornalista. Foi da Direção Nacional da UJS, da UNE, Vereadora de Porto Alegre, Deputada Federal, Presidenta do Comitê Estadual do Partido no RS, Deputada Estadual e Pré-candidata do PCdoB à Presidência da República. É presidenta do Instituto E Se Fosse Você.

Naluy Macedo – Psicóloga, Secretária Estadual de Mulheres do PCdoB-Acre, coordenadora da UBM-Acre, ativista pelos direitos das mulheres.

Quadros / gestão

Ana Mendonça – empresária, deputada estadual no Maranhão, ex-secretária de Estado de Políticas para Mulheres do Governo do MA

Glauce Medeiros – Graduada em Ciências Sociais. É pesquisadora na área de gênero, contribui com o Grupo de Pesquisa, Desenvolvimento e Sociedade (CNPq/UFRPE) e com o Núcleo de Pesquisa Mulher e Ciência (NPANC/UFRPE).  Feminista, presidiu a União Brasileira de Mulheres (UBM) em Pernambuco. Atual Secretária da Mulher do Município de Recife/PE

Julieta Palmeira – Médica, foi do Sindicato dos Médicos da Bahia, Secretária de Comunicação do PCdoB-BA e Secretária de Mídia do PCdoB-BA. É Secretária de Estado de Políticas para Mulheres do Governo da BA e membro do Comitê Central

Bancada Federal

Aguardando indicação de 2 nomes pela liderança da bancada

Vanessa Grazziotin

Secretária de Mulheres

Márcia Campos

Secretária Adjunta de Mulheres