Resolução da Comissão Política Nacional sobre o PCdoB do Paraná

Considerando:

– as dificuldades crônicas do PCdoB-PR abrir caminhos para o fortalecimento político partidário nos últimos anos;

– as possibilidades concretas que se abrem, bem como em todo o país, no PR para avançar na construção partidária, especialmente em Curitiba;

– as dificuldades recorrentes para encontrar termos de unidade e maturidade, sem sectarismos nem intolerâncias, no seio das direções que se sucederam, agravado por defecções ocorridas e malgrado os esforços realizados pela atual direção e o compromisso de quadros destacados da vida partidária;

Delibera propor compartilhar a responsabilidade entre a direção nacional e estadual para um novo esforço de conjugar todas as forças partidárias, para imediatamente: 1) posicionar o partido na realidade política, elevando sua intervenção e interlocução políticas, sobretudo a partir de Curitiba; 2) preparar as bases do projeto eleitoral 2014 de modo audaz, sem exclusões, trazendo novas lideranças para o PCdoB com esse fim; 3) organizar a Conferência Estadual destinada a dar termo a esta atual fase da vida partidária, no âmbito das conferências do 13º Congresso.

Tal caminho implica na constituição de uma direção provisória de mútuo acordo, composta por 13 membros, em lugar do atual Comitê Estadual e do Comitê Municipal de Curitiba, composta com membros da atual Comissão Política Estadual e/ou Municipal, mais novos elementos que se reintegram ao partido ou passam a atuar no Estado, também com a presença de um membro da direção nacional.

Ela será dirigida por três secretários, dois do Paraná e, ainda, como expressão da responsabilidade nacional, pelo membro do CC e da CNO André Bezerra, representando aí o Comitê Central.

Tal medida tem caráter eminentemente político e não disciplinar. Representa um esforço para encontrar solução de unidade que não exclua nenhum membro do Partido na busca de configurar um projeto político viável, unitário, à altura das potencialidades do PCdoB e do Estado do Paraná.

A direção nacional está segura de que isso é o que melhor corresponde aos interesses nacionais do PCdoB neste momento. Conclama todos os comunistas a darem nova chance à unidade com perspectiva política real, à base de um debate franco, respeitoso e político. Conclama a superar visões facciosas e despolitizadas que vêm emperrando o progresso da legenda no Estado. Representa o compromisso da direção por abrir caminhos unitários a todos os comunistas do Paraná.

A CPN delega ao Secretariado nacional as medidas cabíveis para implementar esses rumos, inclusive em sua institucionalidade.

São Paulo, 10 de maio de 2013
Comissão Política Nacional do Partido Comunista do Brasil