O Comitê Central do Partido Comunista do Brasil em sua 13ª reunião plenária avaliando a realização do 2º Encontro Nacional sobre Questões de Partido nos dias 23 e 24 de abril de 2005, resolve:

1. Ratificar a aprovação do documento "Implementar a política do Partido entre os trabalhadores e por intermédio deles – fator estratégico para o projeto do PCdoB e para o futuro do Brasil" com as emendas acatadas quando da realização do 2º Encontro.

2. Estabelecer, ao nível do Comitê Central, o controle do plano de intervenção junto aos trabalhadores e trabalhadoras através das Comissões Sindical e de Organização, que coordenarão os esforços de todas as frentes de direção;

3. Estabelecer que os Comitês Estaduais devem ter como prioridades, projetos e metas de intervenção entre os trabalhadores e trabalhadoras, nos marcos do estabelecido no 5º PEP e conforme o contido no documento do 2º Encontro, especialmente em seu anexo 3 "Sobre os segmentos prioritários para a intervenção do Partido entre os trabalhadores";

4. Estabelecer que os Comitês Municipais instituam planos de ação para intervir entre os trabalhadores e trabalhadoras, investigar a realidade da classe e implementar a linha de estruturação aprovada;

5. Indicar que a Comissão Nacional de Formação estruture um plano especial de formação dirigida aos militantes e quadros trabalhadores e trabalhadoras;

6. Propor ao IMG – Instituto Maurício Grabois – em convênio com o CES e outras entidades, e mobilizando os Comitês Estaduais, promover a continuidade do estudo e investigação sobre o proletariado brasileiro e divulgá-los em página especial na internet;

7. Deliberar sobre a incorporação de Marcelo Toledo à Comissão Sindical com a tarefa de reforçar o acompanhamento da ação de estruturação do partido junto aos trabalhadores e trabalhadoras no âmbito da direção nacional;

8. Acatar as indicações do plenário do 2º Encontro no que se refere a:
a. Dar mais densidade nos órgãos de comunicação do Partido (A Classe Operária, Portal Vermelho e página Partido Vivo) de uma linha editorial de divulgação dos fatos e lutas relativas aos trabalhadores e trabalhadoras;
b. Desenvolver instrumentos de publicidade voltado aos trabalhadores e trabalhadoras nos moldes da campanha de filiação vinculada ao 11º Congresso;
c. Estudar a viabilização de um órgão periódico de massas expressamente para os trabalhadores, sob responsabilidade editorial e de sustentação compartilhada entre o Comitê Central e os Comitês Estaduais, buscando instituí-lo no curso do 6º PEP;
d. Anualmente, no 1º de Maio, o Partido comemorará o aniversário de A CLASSE OPERÁRIA dirigindo-se massivamente aos trabalhadores, em campanha nacional destinada a divulgar suas propostas e filiar trabalhadores ao Partido;
e. Publicar em formato de livreto as resoluções do 2º Encontro e seus anexos.

São Paulo, 27 de junho de 2005.
O Comitê Central do Partido Comunista do Brasil