O governo dos Estados Unidos anunciou que neste mês de julho será realizada a primeira operação da sua quarta frota naval. Criada em 1943, no contexto da Segunda Guerra Mundial e dissolvida em 1950, a Quarta Frota relançada agora tem por finalidade, segundo comunicado do Pentágono, “combater o terrorismo”, “atividades ilícitas” e “defender os interesses estadunidenses na região da América Latina e Caribe”.

O Partido Comunista do Brasil condena o relançamento da Quarta Frota Naval norte-americana como mais uma ação de caráter agressivo ao povo e à Nação brasileira, assim como aos demais povos e países independentes da América do Sul, América Central e Caribe, uma gravíssima ameaça à paz, à segurança, à liberdade e à soberania desses povos e nações. Trata-se de uma decisão que se inscreve nos marcos da política belicista do imperialismo estadunidense, baseada nos conceitos neofascistas da guerra permanente e da guerra preventiva. O relançamento da Quarta Frota fomenta a militarização no continente latino-americano, a corrida armamentista e a ameaça nuclear, porquanto será equipada com porta-aviões com capacidade para lançar armas atômicas.

A medida visa intimidar os governos progressistas da região. A América Latina está vivendo um especial momento de Ascenso democrático com a instalação de governos que resistem ao domínio neoliberal e imperialista. O sentido geral do novo quadro político no continente é de caráter antiimperialista. É justo, portanto, o propósito manifestado pela Unasul – União das Nações do Sul – de criar um Conselho Sul Americano de Defesa. Segue-se, também, às descobertas de mega-reservas petrolíferas nas águas territoriais da zona econômica especial brasileira.

O Partido Comunista do Brasil respalda a posição tomada pelos presidentes brasileiro e venezuelano, Luiz Inácio Lula da Silva e Hugo Chávez, de exigir explicações ao governo estadunidense sobre a criação da Quarta Frota. Reforça a necessidade de re-aparelhar nossa Armada no sentido de garantir a defesa da soberania nacional sobre os mais de 8 mil quilômetros da costa brasileira. E, consoante os profundos sentimentos patrióticos do povo brasileiro e dos povos irmãos latino-americanos e caribenhos, conclama as forças patrióticas, democráticas e progressistas de todo o país, as organizações dos movimentos de solidariedade internacional e paz e dos movimentos sociais a realizar uma campanha contra o relançamento da Quarta Frota, através de pronunciamentos e manifestações.

São Paulo, 5 de julho de 2008
Comitê Central do Partido Comunista do Brasil