O Partido Comunista do Brasil saúda o povo e o governo cubano pela recente vitória na Assembleia Geral da ONU, com a massiva aprovação, por 184 votos, da Resolução contra o Embargo Econômico imposto a Cuba há tantas décadas.

A importante vitória chega a boa hora, quando Cuba comemora os dados da eficácia de 92% de uma de suas vacinas anti-Covid, a Abdala, demonstrando a importância da ciência e do Estado cubano, dirigido pelo Partido Comunista de Cuba, não só para sua própria população, mas para toda a América Latina e o mundo.

Uma vez mais, repetiu-se o placar em que EUA e Israel ficam isolados na defesa do bloqueio econômico. O Brasil ainda não voltou a votar como tradicionalmente votava, a favor da resolução, mas desta vez se absteve, o que demonstra um recuo importante da diplomacia brasileira. Certamente esse recuo está associado ao crescente isolamento do Brasil no cenário internacional e à pressão dos movimentos sociais e populares brasileiros na defesa da solidariedade à Cuba.

Após 29 votações da Resolução no âmbito da Assembleia Geral da ONU, vai ficando cada vez mais evidente a insustentabilidade de tal política e a insensibilidade absoluta por parte dos EUA ao manter restrições econômicas que prejudicam, sobretudo, o povo cubano, em especial em um período pandêmico. Estamos convictos de que o povo cubano derrotará essa política em um futuro próximo.

Saudações calorosas,

Comissão de Relações Internacionais