O Secretariado Nacional do PCdoB emitiu nota oficial em face "da intensa celeuma" nos meios de comunicação envolvendo o Ministério do Esporte. A nota afirma que o ministro Agnelo Queiroz é depositário da confiança política do Partido e sublinha os êxitos do trabalho de Agnelo à frente do Ministério. Quanto ao fato gerador do problema, a direção do PCdoB afirma que o que houve foi um "erro administrativo" do Ministério na aplicação de recursos destinados à viagem ao exterior. O episódio, diz a nota, "é revelador de falha administrativa e não de improbidade". Ao seu final, afirma que "o Partido reitera a confiança e expectativa de que sob a direção de Agnelo Queiroz, o Ministério do Esporte alcançará êxitos ainda maiores".

Leia a íntegra a seguir:

Nos últimos dias, o Ministério do Esporte, cujo titular é Agnelo Queiroz, membro do Partido Comunista do Brasil, tem sido alvo de intensa celeuma nos meios de comunicação. Em face disso, a Direção do Partido adota o seguinte posicionamento:

1º) O ministro Agnelo Queiroz é depositário da confiança política do Partido. Sua trajetória política como sindicalista, deputado distrital, deputado federal pelo Distrito Federal e agora como Ministro de Estado do governo do Presidente Lula, o credencia como dirigente político e administrativo de alta qualificação, que muito tem contribuído na luta por transformações democráticas e progressistas em nosso país.

2º) Desde a posse do governo do presidente Lula, Agnelo Queiroz tem estado à frente de um esforço construtivo e estruturador do Ministério do Esporte, numa experiência nova em nosso país. Sendo a primeira vez que tal atividade encontra tratamento singular, visto que até então havia sido apêndice de outros ministérios.

3º) Em menos de 10 meses de atividade e a despeito dos parcos recursos de que dispõe, em razão das dificuldades orçamentárias do país, o Ministério do Esporte alcançou assinalados êxitos com o lançamento de programas inovadores, voltados para a massificação dos esportes entre as camadas populares e, em especial, para a juventude.

4º) Nesta trajetória de iniciativas e realizações que engrandecem o governo do presidente Lula na área esportiva, o Ministério incorreu em inadvertido erro administrativo na aplicação de recursos destinados a viagens ao exterior. O ministro explicou à opinião pública, ao governo e ao Partido que o erro foi sanado, com a devolução aos cofres públicos dos recursos despendidos do erário, conforme a lei. O episódio é revelador de falha administrativa e não de improbidade.

5º) O Partido reitera a confiança e a expectativa de que sob a direção de Agnelo Queiroz, o Ministério do Esporte alcançará êxitos ainda maiores na promoção dos esportes nacionais de alto rendimento e de massas e será capaz de desenvolver um relacionamento equilibrado e multilateral com os segmentos, entidades, atletas e todos quantos fazem parte do meio esportivo do país, que são direta ou indiretamente responsáveis pela glória dos esportes nacionais.

6º) Na oportunidade, a direção do Partido reitera que não cogitou e nem cogita propor ao governo a substituição do ministro Agnelo Queiroz por qualquer outro quadro de suas fileiras, sendo óbvio que reconhece no presidente Lula a autoridade máxima no que se refere à sua equipe ministerial.

Brasília, 29 de outubro de 2003

O Secretariado Nacional do Partido Comunista do Brasil – PCdoB