PARTIDOVIVO

PCdoB reafirma direito de sepultamento das vítimas da ditadura

O jornal Folha de S.Paulo, na sua edição de 16 de setembro, publicou uma reportagem com fotos que apresentam dois corpos de guerrilheiros do Araguaia sob o poder de militares. Além das fotos, a matéria traz depoimento de um ex-integrante do Exército que afirma que um dos corpos seria do médico e combatente guerrilheiro João Carlos Haas Sobrinho.

Essa reportagem é mais uma prova de que os militares que comandaram a operação de cerco e aniquilamento da Guerrilha do Araguaia ocultaram e deram sumiço aos corpos dos guerrilheiros que tombaram em combate ou que foram covardemente executados na condição de prisioneiros.

Mais uma vez, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) reitera perante o governo federal a necessidade de se garantir, de modo inadiável, o direito dos familiares de mortos e desaparecidos do período da ditadura militar de enterrarem em túmulo honroso os restos mortais de seus entes queridos. De igual modo, o PCdoB cobra a abertura imediata dos arquivos e a punição dos torturadores deste período da história brasileira.

São Paulo, 16 de setembro de 2008

A Comissão Política do Partido Comunista do Brasil (PCdoB)