O Comitê Central do PCdoB, reunido em São Paulo, aprovou ontem uma resolução política sobre os "enormes desafios e tarefas" que os comunistas têm diante de si, na "situação inédita" criada pela vitória oposicionista nas eleições de outubro:

O Partido Comunista do Brasil considera que o resultado alcançado pelas forças democráticas, populares, patrióticas e progressistas que levaram Luiz Inácio Lula da Silva à presidência da República nas eleições gerais de 2002, tem enorme significado para a vida e para a história do povo brasileiro. É, ao mesmo tempo, um importante período na vida do Partido, que ajudou desde o primeiro momento, como partícipe da condução e também construtor da linha, fatores que resultaram na vitória. Agora, em um novo momento e numa situação inédita os comunistas têm diante de si enormes desafios e tarefas:

1 – Somar-se ao esforço de construção do novo governo de caráter frentista, que seja sustentado por uma ampla maioria política, que seja amplamente respaldado pelo movimento popular para tornar possível a grandiosa tarefa da reconstrução nacional e de um novo modelo de desenvolvimento para o Brasil baseado na soberania nacional, na democracia, nos direitos sociais e na valorização do trabalho;

2 – Enfrentar com decisão e discernimento a luta imediata que se dá entre a transição para as mudanças de um lado e, de outro, pela manutenção do modelo vigente, considerando os compromissos atuais e ao mesmo tempo questionando-os, preparando assim as condições para a construção de um novo rumo para o país;

3 – Participar do novo governo em posições que ajudem na consolidação de sua perspectiva progressista e possibilitem a aproximação dos objetivos estratégicos do Partido;

4 – No tocante à perversa herança deixada pelo governo de Fernando Henrique Cardoso que impõe desde já a aprovação de um Orçamento da União fortemente restritivo e obriga com medidas que visam garantir o continuísmo como a exigência de um Banco Central independente (a partir da alteração imediata do artigo 192 da Constituição Federal), o Partido Comunista do Brasil se comportará tendo em vista a preservação dos interesses nacionais e dos compromissos assumidos com os trabalhadores e as massas populares, nas condições da realidade política atual.

São Paulo, 10 de novembro de 2002.
O Comitê Central do Partido Comunista do Brasil