É com grande preocupação que os povos do mundo observam a intensa deterioração da situação política no Oriente Médio, resultado de uma intensa campanha de agressões por parte de Israel.

O primeiro alvo – como o é há décadas – têm sido há várias semanas os territórios ocupados da Palestina. Seguiram-se provocações à Síria, que incluíram violações de seu território. Agora, a fúria sionista se volta contra o Líbano. Segundo as ultimas informações disponíveis, os ataques de Israel mataram 61 pessoas desde a última quarta-feira. A aviação israelense bombardeou não apenas alvos militares, mas também zonas residenciais, provocando a destruição de obras de infra-estrutura, como o Aeroporto Internacional de Beirute e a estrada que liga essa capital a Damasco, capital da Síria.

Mais uma vez, Israel viola a soberania de um Estado Nacional vizinho e vilipendia o direito internacional. A atual escalada acarreta o perigo de eclosão de uma guerra de maior envergadura de Israel contra os países árabes, o que acarretaria serias conseqüências à paz e à segurança na região do Oriente Médio e para o mundo em geral.

No recrudescimento das agressões israelenses aos povos árabes, chama a atenção o papel dos Estados Unidos, padrinho de Israel, que ao vetar uma simbólica resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas condenando Israel, transforma-se em co-autor intelectual e moral dos assassinatos, praticados pelos terroristas sionistas.

Não obstante a posição estadunidense, é forte a reação em todo o mundo contra a intensificação das agressões. O Partido Comunista do Brasil, defensor da soberania nacional, da autodeterminação dos povos e da paz no Oriente Médio, condena com veemência a escalada de violência promovida por Israel. Conclama o povo brasileiro e as forças progressistas que atuam no nosso país a se mobilizarem em solidariedade aos povos árabes agredidos.

Nesta oportunidade, o PCdoB expressa as mais sentidas condolências pela morte provocada pelos bombardeios israelenses de uma inocente família de brasileiros, inclusive duas crianças de quatro e dois anos de idade, que passavam férias na cidade de Srifa, no Líbano, terra de seus antepassados".

São Paulo, 14 de julho de 2006
Secretariado do Comitê Central do Partido Comunista do Brasil