Nota do secretariado nacional do Partido Comunista do Brasil que condena o assassinato do líder do Hamas, xeque Ahmed Iassin pelas forças de Israel, ocorrido na última segunda-feira (22).

O Partido Comunista do Brasil condena energicamente o brutal assassinato no dia de ontem do xeque Ahmed Iassin, líder do Hamas, pelo governo terrorista de Ariel Sharon.

O governo de Sharon, sustentado e estimulado pelo governo Bush em sua escalada terrorista, tem nos últimos anos posto em prática um plano de segregação e confinamento de palestinos, a propagação de assentamentos ilegais em território palestino e posto em marcha à construção de um "Muro da Vergonha", visando isolar os dois povos, inviabilizar economicamente a Palestina Independente e avançar sobre os limites territoriais palestinos internacionalmente aceitos.

Inevitavelmente, a atitude israelense gerará mais violência no Oriente Médio, deteriorando a situação na região.

Estamos convencidos de que a solução do problema israelense-palestino não poderá advir do terrorismo, sobretudo do terrorismo de Estado, sob pena de resultar num efeito inverso ao propalado pelo agressor.

É preciso que as Nações Unidas verifiquem a grave violação do direito internacional e condenem de forma enérgica o governo israelense pela política de "assassinatos seletivos" de lideranças políticas, religiosas e sociais palestinas.

O PCdoB defende a imediata retomada do processo de paz no Oriente Médio, tendo em vista a criação de um Estado Palestino Independente, com capital em Jerusalém e a convivência pacífica entre os povos palestino e israelense.

O PCdoB envida irrestrita solidariedade ao Presidente da Autoridade Nacional Palestina Iasser Arafat — ameaçado de ser o "próximo alvo" sionista —, pelo qual estendemos nossa solidariedade a todo o povo palestino.

São Paulo, 23 de março de 2004.

O Secretariado do Comitê Central do PCdoB