As eleições de outubro serão decisivas para os destinos do país. O PCdoB que completa 88 anos de lutas pela construção do Brasil; que apoiou, desde a primeira hora, o presidente Lula em todas as suas campanhas à presidência da República e exerce responsabilidades políticas e administrativas no seu governo, analisa o desenrolar desta histórica sucessão presidencial e anuncia seu posicionamento.

Estão em confronto dois campos políticos antagônicos. A aliança de partidos, movimentos populares, setores sociais e empresariais democráticos, liderada pelo presidente Lula versus legendas que sustentaram o governo neoliberal de FHC que levou o Brasil à ruína. Neste embate político não há meio termo. Seu resultado ou garantirá a continuidade do ciclo político aberto pelo presidente Lula, ou será o retrocesso com o retorno daqueles que arrasaram o Brasil aplicando a mesma receita que agravou a grande crise capitalista que ainda sacode o mundo. É uma oposição de passado fracassado e de futuro temerário.

O Brasil, sob a regência dos dois mandatos do presidente Lula, conquistou um ciclo virtuoso. Nele a democracia se amplia, a soberania do país se fortalece e o crescimento econômico se associa ao progresso social e à integração solidária com os países vizinhos. Superada a “herança maldita” dos tucanos, começou a nascer um novo projeto nacional de desenvolvimento direcionado para o aumento da produção, a valorização do trabalho e a melhoria da qualidade de vida de milhões de brasileiros. Se permanecer neste caminho, o Brasil poderá tornar-se, em tempo breve, numa das nações progressistas mais fortes e influentes do mundo. Emerge como fruto deste processo o elevado protagonismo de Luiz Inácio Lula da Silva. Liderança de origem popular respeitada internamente e no exterior. Fato que é um trunfo, pois seu desempenho pode contribuir para unir a Nação e fortalecê-la na difícil jornada pela sua afirmação.

Para que o Brasil siga na trilha atual, o presidente Lula escolheu a ministra- chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, para disputar a sua sucessão. O Partido dos Trabalhadores aprovou seu nome, por aclamação, no seu congresso realizado em fevereiro, como pré- candidata à presidência da República.

Nos últimos meses, o PCdoB manteve reuniões com Dilma nas quais ficou explícita a afinidade programática entre ela e a nossa legenda e da mesma forma com a direção recém-eleita do PT. Além da convergência de ideias e do pacto pelo o progresso do país, ressalta-se o valor de uma mulher cuja personalidade política se forjou na luta democrática. Ela demonstrou, à frente de importantes funções públicas e sobretudo como ministra do atual governo, competência, liderança e compromisso com o Brasil e o povo.

Simultaneamente a esses entendimentos, a evolução do quadro eleitoral confirmou a certeza previamente anunciada pelo nosso Partido quanto ao caráter plebiscitário do pleito e a necessária unidade do campo democrático, patriótico e popular. Este fato e o diálogo frutífero descrito possibilitaram ao PCdoB amadurecer a convicção de que Dilma está credenciada para disputar, vencer e governar com pleno êxito. Alicerçada na força do povo e numa ampla coligação na qual a esquerda tenha papel relevante, poderá com a bandeira de um programa audacioso garantir um período de desenvolvimento ainda mais arrojado. Como ela mesma proclama: “Continuidade é avançar, avançar e avançar”!

Pelo exposto, o PCdoB movido pelos seus compromissos com o Brasil e os trabalhadores anuncia que no início de abril, em ato a se realizar na Capital da República, manifestará o seu apoio à pré-candidatura de Dilma Roussef, posição que será oficializada na sua convenção eleitoral em junho.

Por uma nova vitória do povo, pela continuidade e o avanço do desenvolvimento com progresso social, vamos com Dilma, a primeira mulher que presidirá a República!

São Paulo, 5 de março de 2010
A Comissão Política Nacional do PCdoB