O Comitê Central, reunido em sua 10a. reunião plenária do 10o. Congresso, apreciou o quadro eleitoral e adotou orientações para a atual etapa dessa importante batalha política.

1. As eleições municipais se constituem no centro da luta política neste período imediato até outubro. Seus resultados terão grande importância para o cenário político nacional. Apesar da variedade das alianças eleitorais constituídas, dois grandes campos se conformaram na disputa. De um lado, o campo de sustentação e consolidação do Governo Lula, buscando nova vitória das forças sociais e políticas emergentes em 2002. De outro, o campo capitaneado pelo PSDB-PFL e seus aliados de circunstância, que busca impedir a consecução das mudanças progressistas no país. O PCdoB forma decididamente ao lado do Governo Lula, visando seu êxito como parte da grande luta política, de idéias, de forças sociais e projetos por um novo modelo de desenvolvimento com valorização do trabalho. 2004 precisa dar prosseguimento à vitória de 2002, fortalecendo as condições para o desmonte da perversa herança deixada por 8 anos de governo FHC, do que se originam os principais entraves com que se defronta o país e a vida da população nos municípios.

2. O resultado das eleições nas capitais dos mais populosos Estados da Federação, adquire sentido especial. Notadamente São Paulo, assim como o Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Fortaleza e Manaus, o embate se dá diretamente contra as forças oposicionistas conservadoras. Exigirão atenção redobrada para assegurar a vitória do campo de Lula. Apontam para a necessidade de realizar acordos e entendimentos, desde o primeiro turno eleitoral, visando centrar esforços em comum nos segundos turnos para a derrota das forças da oposição.

3. O PCdoB se apresentará com um discurso unificado na batalha. Partirá do caráter municipal que caracteriza o debate eleitoral deste ano, e, portanto, conferirá ao seu discurso um caráter propositivo, com plataformas claras, contendo projetos concretos para fazer face aos reclamos mais sentidos da população e dos municípios. Ao mesmo tempo, o PCdoB reforçará seu lugar próprio no âmbito das forças de sustentação do Governo Lula, propondo um Pacto Nacional pelo Desenvolvimento e Emprego, para sustentar e acelerar o crescimento econômico, condição para o êxito das plataformas municipais propostas, e do próprio projeto de mudanças que levou Lula à presidência da República.

4. Os comunistas buscarão fortalecer suas posições próprias na disputa. Estando em franco crescimento de sua influência política e de seu contingente militante, estende sua presença ao dobro de municípios em relação a 2000, e multiplicou por três o número de seus candidatos.Priorizará a conquista das prefeituras de Fortaleza, Manaus e Olinda, Rio de Janeiro e Teresina. Em todas as capitais do país buscará contribuir com sua experiência política na condução das demais campanhas majoritárias. Concorrerá este ano a prefeito e vice-prefeito em mais de duas centenas de municípios. Buscará triplicar sua bancada de vereadores eleitos em 2000, apesar das dificuldades impostas pela redução da representação parlamentar municipal. Tais restrições implicam revisão de metas eleitorais, exigindo medidas de concentração e priorização de candidaturas a vereador onde nos apresentamos com chapas amplas ou próprias.

5. A batalha eleitoral inicia nova e última etapa neste mês de julho. São noventa dias concentrados, que definem seus resultados. Os comunistas, seus amigos e apoiadores em todo o pa´si são instados a priorizar concretamente o esforço de campanha, mobilizando-se desde a base, chegando às amplas parcelas da população. Definição de caminhos quanto à propaganda eleitoral e quanto aos recursos necessários para sustentar o esforço também têm centralidade. Por isso exige-se o reforço do trabalho de direção em todas as instâncias partidárias, combatendo toda a tendência à dispersão de seu trabalho, bem como a constituição de comitês eleitorais amplos, e o esforço de trazer novos aderentes às fileiras partidárias.

6. O Comitê Central está convicto de que, dentro da orientação adotada, com a experiência que já caracteriza os comunistas em campanhas eleitorais, mais o esforço dedicado de todos seus militantes, amigos e apoiadores, conquistará importante vitória para si e para o país. O Brasil precisa de um PCdoB forte e influente, para adotar os rumos que a imensa maioria da nação deseja.

São Paulo, 10 e 11 de julho de 2004.
O Comitê Central do PCdoB