Marielle e Anderson, Presentes!
Transformar o luto em luta.

O Partido Comunista do Brasil expressa sua profunda indignação e emite veemente protesto em face dos covardes e bárbaros assassinatos da vereadora Marielle Franco e de Anderson Pedro Gomes, ocorridos na noite de ontem (14), na cidade do Rio de Janeiro.

Nos somamos a todas as manifestações que exigem a mais clara, transparente, profunda e célere apuração do episódio, assim como a punição, na forma da lei, dos responsáveis.

Abraçamos, nessa hora de dor e indignação, os companheiros e companheiras do PSOL, assim como os familiares de Marielle e Anderson.

A hedionda violência que ceifou a vida da militante dos direitos humanos, vereadora de esquerda, Marielle Franco, mulher, mãe, negra, faz parte da onda permanente de agressões que tiram a vida de um grande número de mulheres, jovens e negros de nosso país.

O assassinato de Marielle vem se somar a uma série de violências cometidas contra as forças progressistas e o movimento social nos últimos meses. Ainda que os episódios possam ter motivações diferenciadas, elas derivam desse ambiente regressivo e retrógrado do Brasil pós- golpe. Dramaticamente reforça a necessidade de união de amplas forças políticas para restauramos a democracia e com ela o direito do povo a segurança e a paz.

Que a nossa dor possa se transformar em uma mobilização ampla para barrar os ataques à liberdade, à vida e às garantias individuais.

Luciana Santos, Presidenta Nacional do PCdoB.
Manuela D’Avila, pré-candidata do PCdoB à presidência da República.
Jandira Feghali, Deputada Federal do Rio de Janeiro.