Tendo em vista a inaceitável decisão tomada nos Estados Unidos de liberar em definitivo o terrorista Luis Posada Carriles, anulando as representações contra ele existentes no sistema judiciário daquele país, registramos a Declaração expedida em nome do Governo Revolucionário da República de Cuba, com data de 09 de maio, na qual “reafirma, com mais força ainda”, a condenação do povo cubano a esta manobra que, como disse a Declaração de 19 de abril último, “é um insulto ao povo cubano e aos povos que perderam 73 de seus filhos com a derrubada, em frente à costa de Barbados, de um avião civil da Cubana de Aviação”.

É um completo escárnio, quase um deboche, o fato de Posada Carriles ter sido acusado na Justiça norte-americana por um crime menor, sendo ele dono de extensa e conhecida folha de crimes de terrorismo. Trata-se de uma cabal desmoralização da suposta “guerra contra o terrorismo” levada adiante pela administração George W. Bush. Dentre os inúmeros crimes de Carriles, registre-se o sanguinário atentado de 1976 com a explosão, em pleno vôo, do avião da Cubana de Aviação, matando 73 pessoas. Mais recentemente, em 1997, recrutou, treinou e financiou os mercenários que colocaram bombas em hotéis de Havana, cujas explosões mataram um turista italiano e feriram várias pessoas.

A libertação de Posada Carriles é um insulto ao povo cubano e a todos os povos da América Latina uma vez que os atentados terroristas de Posada Carriles tiveram como alvo não somente a Revolução Cubana mas também outros processos avançados na região.

Desde junho de 2005, existe um pedido de extradição de Posada Carriles junto ao governo dos EUA por parte do Governo da Venezuela, tendo em vista ter sido este país o ponto de partida do vôo da Cubana de Aviação derrubado em 1976, e pelo fato de o terrorista possuir nacionalidade venezuelana. Esse pedido, no entanto, é solenemente ignorado pelas autoridades norte-americanas.

Diante desses fatos, o Partido Comunista do Brasil manifesta o mais enérgico repúdio à libertação de Posada Carriles e se soma ao Partido Comunista, ao povo e ao Governo cubanos na exigência de extradição imediata do terrorista para a Venezuela, a fim de que seja julgado por seus crimes.

Esses fatos reforçam as palavras do comandante Fidel Castro, que numa reflexão assinada no dia 10 de abril de 2007, intitulada “A Resposta Brutal”, denuncia ser George W. Bush “o mais genuíno representante de um sistema de terror que se impôs ao mundo pela superioridade tecnológica, econômica e política da potência mais poderosa que já conheceu o nosso planeta”.

Brasília – DF, 18 de maio de 2007
Comissão Política Nacional do Comitê Central do PCdoB