O Partido Comunista do Brasil, no Dia Internacional da Mulher, saúda as mulheres que através dos anos transformaram esta data num marco de suas lutas pela garantia e ampliação de direitos, por sua emancipação e pela construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

O PCdoB considera importante o avanço da luta feminista no Brasil, que tem possibilitado a participação das mulheres em diversos espaços da sociedade brasileira e considera também que a construção de um novo projeto para o nosso país só é possível com a participação das mulheres. No atual cenário da América Latina, o protagonismo das mulheres tem sido fator importante na luta de resistência ao imperialismo norte-americano, contra a crise mundial e pela integração regional.

Nos marcos do governo do presidente Lula, as mulheres conquistaram a criação da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, instrumento importante de implementação de políticas públicas, expressas no II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres.

O PCdoB soma-se às mulheres que, neste 8 de março, saem às ruas para manifestar sua indignação frente à crise mundial que tantas ameaças traz para suas vidas, como desemprego, recessão e perda de direitos duramente conquistados. Concorda com elas quando afirmam: “As mulheres não pagarão pela crise!”.

O PCdoB, por entender que o combate à violência contra a mulher é fator improtante no enfrentamento da opressão de gênero, soma-se às manifestações que exigem a implementação da Lei Maria da Penha, instrumento fundamental para varrer este malefício da vida das mulheres.

O PCdoB, por considerar que as mulheres não podem ser criminalizadas por decidirem interromper a gravidez, apoia a luta contra a instalação da CPI do Aborto.

O PCdoB reafirma que a luta pela emancipação da mulher é tarefa de mulheres e homens, imprescindível para a construção do socialismo.

Viva o Dia Internacional da Mulher!
Viva a luta das mulheres por sua emancipação!

São Paulo, 8 de março de 2009, Dia Internacional da Mulher
O Comitê Central do Partido Comunista do Brasil