Nota de pesar morte do jornalista Duarte Pereira
Nota de pesar morte do jornalista Duarte Pereira
O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) manifesta seu mais profundo pesar pelo falecimento do destacado militante das causas democráticas e do socialismo, Duarte Pereira. Viveu muitos anos na clandestinidade como importante dirigente de Ação Popular (AP), depois também da Ação Popular Marxista-Leninista (APML).
Excelente jornalista – participou na revista Realidade e do jornal Movimento (publicação da imprensa alternativa, que exerceu importante papel no combate à ditadura militar) –, intelectual de vasta cultura, teórico marxista, sempre combateu o dogmatismo, ressaltando que o marxismo deve ser aplicado às condições concretas de cada país e cada situação. Para ele, era fundamental a aplicação da dialética na análise da realidade concreta.
No seu livro Repensando o Marxismo, Duarte Pereira mostrou como Lênin, pouco antes da Revolução Russa, entre agosto de 1914 e meados de 1915, frequentou a biblioteca de Berna, Suíça, aprofundando seus estudos sobre a dialética.
No processo de incorporação da APML ao PCdoB, Duarte Pereira teve participação decisiva. No curso desta luta, foi quem defendeu a tese vitoriosa de que, existindo um partido marxista-leninista, o PCdoB, era em torno dele que deveria se dar a unificação.
O PCdoB rende suas homenagens a este destacado comunista e manifesta sua solidariedade aos familiares e amigos, particularmente à sua esposa, Rejane.
Brasília, 13 de agosto de 2021
Luciana Santos – presidenta do Partido Comunista do Brasil (PCdoB)