Na semana que passou, mais de cinqüenta lideranças políticas integrantes do Movimento pela Unidade dos Comunistas (MUC) através de um manifesto comunicaram a decisão de integrarem-se ao Partido Comunista do Brasil- PCdoB. Estas lideranças, quase todas, eram militantes do Partido Comunista Brasileiro (PCB).

O MUC, quando lançado, divulgou um comunicado no qual expressou a convicção de que os desafios presentes e futuros do movimento revolucionário exigem um forte e influente Partido Comunista no país. O Movimento disseminou suas idéias e procurou debatê-las com outros comunistas de vários estados. No manifesto, recém divulgado, o MUC proclama ter concluído que, na atualidade, o PCdoB é a alternativa real para a ação de todos os comunistas. E 'conclama a todos os seus integrantes por todo o país, bem como a todos os demais comunistas, a se integrarem individualmente nas fileiras do Partido Comunista do Brasil'.

Fruto de uma outra dinâmica, mas com propósitos e convicções semelhantes, um representativo conjunto de ex-militantes do PCB do Distrito Federal comunicou, também, a decisão de se filiar ao PCdoB. Estes companheiros, em pronunciamento realizado, apresentam a certeza de que, historicamente, estão superadas as causas que determinaram, no passado, a cisão no âmbito do movimento comunista brasileiro.

O Partido Comunista do Brasil saúda com entusiasmo a decisão tomada pelos integrantes do MUC e pelos companheiros do Distrito Federal e dá as boas-vindas a todos eles. A incorporação deste experiente e representativo contingente de militantes ao PCdoB resultará num efetivo fortalecimento da legenda dos comunistas brasileiros. Primeiro, porque se trata de um engajamento de um coletivo de notória formação e real atuação nas lutas do povo brasileiro. Segundo, porque este engajamento é assentado em princípios revolucionários e decorrente da motivação histórica de fortalecer a luta pelo socialismo no país.

O Partido Comunista do Brasil, que este ano realizará o seu 11º Congresso, reafirma que as exigências de nosso tempo exigem uma legenda comunista forte, numerosa e influente, enraizada nas lutas dos trabalhadores e atuante nas lutas políticas e sociais em curso do país. Neste sentido, suas fileiras estão abertas a todos que queiram fortalecer a luta por um projeto nacional de desenvolvimento como parte integrante da jornada de acumulação de forças pela conquista do socialismo.

Reforçado com as destacadas qualidades das filiações que acaba de receber, o Partido Comunista do Brasil segue na realização de seus projetos e no enfrentamento de seus desafios. Mais uma vez, boas-vindas, camaradas!

São Paulo, 23 de maio de 2005
O Secretariado Nacional do Partido Comunista do Brasil- PCdoB