Aos Presidentes e Secretários de Comunicação dos Comitês Estaduais do PCdoB

Estimados camaradas,

Como já deve ser do conhecimento de vocês, o portal “Vermelho” classificou-se esta quinta-feira entre os três finalistas para o Prêmio iBest 2003 de júri popular, na categoria política. Chegamos assim à fase final e decisiva de um processo que vem desde setembro do ano passado e compreendia a princípio 106 sites políticos. Os outros dois concorrentes são os sites do PT (www.pt.org.br) e Vota Brasil (www.votabrasil.com.br).

Esta é uma vitória expressiva do PCdoB em geral e do “Vermelho” em especial. O iBest é tido como uma espécie de Oscar da internet no Brasil, tendo tido mais de meio milhão de votantes na sua edição de 2002. Avaliamos que a conquista do prêmio é uma meta realista, ao alcance do nosso esforço, e é com este objetivo que apresentamos aos Comitês Estaduais o elenco de tarefas políticas práticas que vem a seguir.

Ocorre que, nos dois “turnos” anteriores do Prêmio iBest, o “Vermelho” classificou-se, por assim dizer, com base nas suas próprias forças, sem que o Partido enquanto tal se engajasse na batalha. Era uma experiência nova, numa área desconhecida para nós, e a prática mostrou que este nível de engajamento foi suficiente. Agora, porém, a batalha se apresenta em outro nível, superior, abrindo possibilidades multiplicadas mas também exigindo um compromisso em novo patamar. O Prêmio iBest se decide pelo voto direto dos internautas, a partir de quinta-feira, 13 de março, durante os próximos 35 dias, até 17 de abril. Trata-se portanto de uma campanha eleitoral na plena acepção da palavra, com todas as implicações que esta acarreta, e sabemos de sobejo o que isto significa em termo de metas, tarefas, mobilização, organização e controle.

Destacamos as seguintes tarefas para a campanha “Vermelho no iBest, sem prejuízo de outras que a criatividade dos companheiros aconselhe.

Levantar imediatamente os “mailings” de endereços eletrônicos criados por organismos partidários, mandatos parlamentares, entidades de massas onde os comunistas têm influência e também por militantes individualmente.
Enviar a todos eles mensagens personalizadas (por exemplo, assinadas por parlamentares, ou dirigentes de entidades), amplas, atraentes e convincentes, chamando ao voto no “Vermelho” e à campanha pelo “Vermelho”.
Definir segmentos prioritários para desenvolver a campanha, em especial entre aqueles que mais se utilizam da internet – intelectualidade, juventude e setores do proletariado moderno.
Designar um membro do Secretariado estadual como responsável pela direção e controle de cada passo da campanha.
Informar pelo menos uma vez por semana sobre o seu andamento da campanha, ao Secretariado Nacional e à redação do “Vermelho”, inclusive para divulgação e emulação através do portal.
Como incentivo à campanha, o “Vermelho” lançará no dia 25, no quadro do seu primeiro aniversário, um cartaz nacional tendo como tema a luta contra a guerra de Bush e com a diretiva de voto no Prêmio iBest. O portal também entrará em campanha, divulgando a cada dia os movimentos realizados em cada Estado. E disponibilizará artes-finais, em diversos formatos, para estimulá-la em todo o Brasil e no exterior.

Contamos com a pronta resposta dos companheiros a esta circular, levando em conta que temos apenas 35 dias, a contar deste dia 13, para conquistar este importante êxito da luta de idéias, prioridade estratégica do PCdoB na presente quadra histórica.

Fraternalmente

São Paulo, 13 de março de 2003
Secretariado do Comitê Central do PCdoB