Comunicação: Identidade comunista, rumo socialista, caminho nacional

Sob este lema, o Encontro Nacional de Comunicação do Partido Comunista do Brasil realizou-se nos dias 2 e 3 de abril deste ano, com a presença de delegações de 18 estados: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.

A Comunicação, também conhecida como Agitação e Propaganda, é o setor do Partido que atua como o porta-voz das suas ideias e posições políticas. O Encontro serviu para sintonizar o trabalho da direção nacional com as direções estaduais no sentido de fortalecer o setor de Comunicação na difusão das orientações, análises, posições, ações, iniciativas e objetivos do Partido.

Os debates evidenciaram as relações indissociáveis existentes entre a atividade da Comunicação e a dos demais setores do Partido. O trabalho de Comunicação é multi-dimensional, a um só tempo ideológico, teórico, político, cultural, de massas e organizativo.

A Comunicação do PCdoB não é como a de um partido qualquer, nem pode ser confundida com a publicidade, embora esta deva ser utilizada como ferramenta. É a Comunicação de um Partido com identidade comunista, que tem por essência e caráter ser um partido de classe dos trabalhadores e do povo brasileiro, um partido que luta pelo socialismo no quadro peculiar da sociedade brasileira, trilhando caminhos próprios. Um partido patriota e internacionalista, anti-imperialista e anticapitalista.

A Comunicação tem por referência ideológica e teórica o marxismo-leninismo e por referência política o Programa Socialista do Partido, com suas formulações estratégicas e táticas concretas de luta por um Plano Nacional de Desenvolvimento e reformas estruturais.

Nesse sentido, é dever dos quadros que atuam na Comunicação adquirir formação marxista-leninista, elevar seu conhecimento da realidade brasileira, alcançar níveis educacionais e culturais elevados, sempre com o objetivo de formular, desenvolver, defender e difundir a ideologia e a política do partido.

A defesa da identidade comunista do Partido tem sua particular importância em cada época histórica, ligada às tarefas políticas concretas. Essa necessidade avulta toda vez que crescem as pressões ideológicas e políticas, como agora, pelo rebaixamento da missão histórica e dos objetivos estratégicos do partido.

O mesmo é válido sobre o Programa do Partido. Ele é a síntese mais concentrada dos nossos objetivos a curto, médio e longo prazos. Estabelece o rumo socialista, o caminho nacional, por meio do Plano Nacional de Desenvolvimento, e as bandeiras políticas atuais, com as reformas estruturais. Sua difusão em massa e o debate de suas teses requerem a organização de conferências, debates e a elaboração de artigos analíticos e opinativos.

A Comunicação do PCdoB deve contribuir para elevar o nível de consciência política do povo, ajudá-lo a despertar para a luta política e social, rebelar-se contra as injustiças e iniqüidades das classes dominantes e do imperialismo. A linguagem dos comunistas deve ser a mais clara e direta possível: falar aos corações e mentes do povo brasileiro, estimular suas mobilizações e organizações associativas.

A Comunicação deve empenhar seus esforços para difundir entre milhões de pessoas a mensagem do Partido. Para isso, deve continuar profissionalizando a propaganda partidária no rádio e na TV, em redes estaduais e nacional.

Os comunistas devem tomar iniciativas audaciosas. Utilizando formas criativas, propiciar as condições para difundir sua mensagem nos grandes meios de comunicação em horários de maior audiência. Uma campanha de finanças será desenvolvida para criar os meios adequados à realização desse objetivo.

Papel principal e estruturante do trabalho de difusão de informações, análises, orientações e diretivas do Partido é desempenhado pelo Portal Vermelho, que se tornou na prática o órgão central do PCdoB. Há um ano o Vermelho vem passando por uma importante reestruturação, que inclui medidas ideológicas, políticas, organizativas e administrativas e um maior grau de profissionalização. O Vermelho reforçou seu caráter de Portal de esquerda dirigido pelos comunistas, sem deixar de ampliar os colaboradores, os enfoques, as fontes e de diversificar seu repertório de informação, análise e opinião. Hoje escrevem no Vermelho mais jornalistas e colaboradores não comunistas, mais colunistas e blogueiros.

Ao mesmo tempo, o Vermelho aumentou o noticiário sobre os feitos do Partido e o número de artigos assinados por seus dirigentes.

O Vermelho tem acompanhado com dinamismo e agilidade os grandes acontecimentos nacionais e internacionais e as lutas do povo brasileiro. Foi um veículo de comunicação de referência na vitoriosa campanha eleitoral de 2010. Distingue-se também pela eficiência com que acompanha os acontecimentos internacionais e pelo caráter antiimperialista de suas posições.

O Portal Vermelho tornou-se um dos sítios mais lidos da esquerda brasileira e mundial. Sob a direção do Comitê Central eleito no 12º Congresso, deu um salto nos acessos do público, a chamada audiência, que praticamente triplicou no espaço de um ano. No auge da campanha eleitoral de 2010, atingimos 1,5 milhão de leitores individuais por mês e 12 milhões de páginas visitadas/mês. Atualmente os acessos individuais giram em torno de 1 milhão por mês, com 8 milhões de páginas visitadas.

O Encontro de Comunicação deu indicações concretas no sentido de superar as limitações e dificuldades ainda existentes, principalmente na qualidade jornalística, e na produção de mais matérias exclusivas. Em breve, o Vermelho ganhará nova feição e sua página passará por adaptações visuais.

O Encontro abordou também a complexa questão do trabalho com o jornal Classe Operária, objeto de reflexão e orientações em texto que também se encontra na pasta do 7º Encontro sobre Questões de Partido.

Assim como os demais setores da atividade partidária, todo o trabalho da Comunicação será realizado no marco das comemorações do 90°aniversário do Partido, cujos preparativos se iniciam desde já. A Comunicação do Partido se incorporará aos esforços da direção partidária para elaborar materiais impressos e audiovisuais. E dedicará o máximo dos seus esforços ao êxito da grande festa política e cultural dos 90 anos.

Durante o ano de 2011, a Comunicação se dedicará à organização de palestras, conferências, debates e seminários nos estados, visando à difusão das posições e materiais do Partido e também à formação de comunicadores.

O Encontro de Comunicação firmou o entendimento de que agitação e propaganda das ideias e posições do Partido é, sobretudo, militância. Mesmo considerando as particularidades da presente época, em que não se pode repetir procedimentos antigos, o Encontro considera que a atividade direta junto às pessoas e movimentos sociais e políticos organizados é indispensável para difundir as opiniões do Partido. É necessário, portanto, realizar ações que mobilizem os militantes, filiados, quadros e dirigentes do Partido para distribuir materiais impressos, principalmente o Programa Socialista e o jornal Classe Operária.

O Encontro de Comunicação deu indicações também relacionadas com a militância política nos meios virtuais, por meio de intensa participação dos comunistas nas redes sociais da internet e da criação de redes de comunicadores em todo o país.

Viva o PCdoB!

Viva o Socialismo!

Viva o Povo Brasileiro!

A Secretaria Nacional de Comunicação

São Paulo, 3 de abril de 2011