São Paulo, 23 de fevereiro de 2008

Querido Companheiro
Fidel Castro

O Comitê Central do Partido Comunista do Brasil, reunido nesta data estima como uma expressão da mais elevada consciência revolucionária a sua decisão de permanecer na luta como combatente da Revolução Cubana, dos ideais do socialismo e das aspirações progressistas da humanidade. Estamos convictos de que o mesmo talento e brilhantismo de Comandante em Chefe e Presidente do Conselho de Estado permanecerão no seu árduo labor da luta de idéias.

Sabemos que o companheiro Fidel prosseguirá com sabedoria e capacidade a luta em defesa e pela continuidade da Revolução Cubana, em defesa do socialismo, pela libertação nacional e social de todos os povos oprimidos pelo bárbaro sistema capitalista.

Em vão os imperialistas e os seus lacaios alimentam a ilusão de que o seu refletido gesto de não mais aceitar candidatar-se ao cargo de Presidente do Conselho de Estado e de Comandante em Chefe assinalaria a derrota da Revolução. Tais ilusões esboroam-se diante da unidade do povo cubano e sua determinação inflexível de seguir adiante na consolidação de uma pátria soberana e defensora de nobres ideais e princípios libertadores. Na gloriosa História de Cuba é mais um episódio em que se salienta o valor da consciência revolucionária.

Ao mesmo tempo em que asseguramos a nossa solidariedade com a Revolução Cubana, damos-lhe a certeza de que os comunistas brasileiros, expressando os melhores sentimentos de um povo irmão que o admira, lutaremos lado a lado com o povo cubano contra as provocações do imperialismo norte-americano e o criminoso bloqueio que impõe a Cuba.

Companheiro Fidel, expressamos a convicção de que a humanidade é e será sempre grata por dedicar toda a sua vida a uma causa superior que triunfará. Há mais de meio século, no início da heróica gesta revolucionária, em palavras premonitórias, você disse – “A história me absolverá”. Percorrido o caminho na construção de audaciosa obra, podemos também dizer que a História lhe deu razão.

Receba o abraço caloroso, fraterno e camarada dos comunistas brasileiros.

O Comitê Central do Partido Comunista do Brasil