O secretariado nacional do PCdoB divulgou hoje nota em que afirma que a decisão do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região de determinar a quebra do sigilo de todos os arquivos relativos à Guerrilha do Araguaia, na última segunda-feira (6), vai ao encontro de um legítimo direito dos familiares, pelo qual o Partido sempre se bateu.

"Passados 30 anos, (…) há condições políticas e amadurecimento histórico suficientes para que de forma serena e adequada sejam resolvidas as pendências desta página da vida brasileira".

Leia a íntegra do documento:

No último dia 6 do mês em curso o Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região determinou a quebra do sigilo de todos os arquivos relativos à Guerrilha do Araguaia, como caminho para dar resposta satisfatória à ação que busca localizar os restos mortais de guerrilheiros desaparecidos, movida por seus familiares desde 1982.

Passados 30 anos dos acontecimentos do Araguaia, já há condições políticas e amadurecimento histórico suficientes para que de forma serena e adequada sejam resolvidas as pendências desta página da vida brasileira. O PCdoB que teve um papel proeminente na Guerrilha do Araguaia, de há muito já avaliou o legado democrático desta jornada de luta, quer no documento intitulado Relatório Arroio ou através de diversos depoimentos de João Amazonas, inclusive no Congresso Nacional.

O mundo passou por transformações importantes. O Brasil também mudou. Hoje o governo federal tem compromissos democráticos. Forças políticas e sociais destacadas, instituições fundamentais como as Forças Armadas, além de vários outros setores, buscam a necessária confluência de esforços no sentido do êxito na construção de um projeto democrático de desenvolvimento, que tenha na defesa da soberania nacional seu pilar básico.

No modo de ver do Partido Comunista do Brasil a decisão do TRF vai ao encontro de um legítimo direito dos familiares, pelo qual o Partido sempre se bateu. Não só por esse direito inalienável, uma informação oficial do Estado brasileiro sobre o assunto se faz necessária – sem nenhum intuito de revanche – no sentido do fortalecimento da consciência democrática nacional e do resgate histórico de um período importante da vida da nação brasileira.

São Paulo, 8 de dezembro de 2004.
O Secretariado Nacional do Partido Comunista do Brasil