Ao fazer seu informe sobre o 11º Congresso do PCdoB durante a 12ª reunião do Comitê Central, neste final de semana, o presidente nacional do Partido, Renato Rabelo, sublinhou a importância do texto "Um PCdoB de luta para o Brasil avançar nas mudanças" que se constitui a um só tempo um comunicado à sociedade sobre a realização do congresso e os seus desafios bem como uma conclamação ao coletivo partidário para desde já mobilizar-se para seu êxito. O teor dessa conclamação foi intensamente debatido, quase 40 dirigentes usaram a palavra. Ao final da discussão, ela foi aprovada pela unanimidade dos membros do CC.

Para Renato, o 11º Congresso não pode se reduzir a questões conjunturais, mas examinar as alternativas para saídas avançadas para o país, e as tarefas que isso impõe ao Partido. Segundo ele, o 11º Congresso precisa debruçar-se sobre nossa estratégia e nossa tática e sobre o papel do Partido nas condições contemporâneas. Será um debate tático e estratégico, disse, para orientar nossa ação no mundo de hoje, para superar o modelo neoliberal.

Além desse debate, o Congresso vai deliberar sobre outra questão fundamental: a apreciação de um novo Estatuto partidário que dê conta dos ganhos e das mudanças ocorridas nestes vinte anos de legalidade do PCdoB.

A Resolução Política do Congresso, disse, deverá dar mais nitidez aos objetivos estratégicos, que é o início da transição do capitalismo brasileiro para o socialismo, apontando para a superação do neoliberalismo como uma alternativa de caráter anticapitalista e antiimperialista, mudança que exigirá uma ruptura política, enfatizou. O outro aspecto é a atualização e desenvolvimento da tática, ou seja, o caminho para a superação do sistema neoliberal. O governo Lula permitirá essa superação? Ele permitirá vitórias, mesmo que parciais, nesse rumo? Outro foco é a construção de um Partido Comunista forte, com grande número de filiados e com força na massa, adequado ao nosso tempo. Estas são questões importantes que o Congresso deverá discutir, disse Renato.

Finalizando sua intervenção, Renato anunciou os nomes propostos para as Comissões Preparatórias do Congresso:

– Comissão do Projeto de Resolução Política: Renato Rabelo (coordenador), João Batista Lemos, José Reinaldo Carvalho, Jô Moraes, Haroldo Lima, Aldo Rebelo, Dilermando Toni, Inácio Arruda e Luciano Siqueira.

– Comissão de Projeto de Estatuto: Walter Sorrentino (coordenador), Ana Rocha, Péricles de Souza, Luiz Carlos Orro, Nadia Campeão, Eron Bezerra, Carlos Augusto Patinhas, e Joel Batista.

– Comissão de Organização do Congresso: Ronald Freitas (coordenador), Vital Nolasco, José Reinaldo Carvalho, Pedro de Oliveira, Walter Sorrentino, Apolinário Rebelo, Fredo Ebling e André Bezerra.

São Paulo, 13 de março de 2005
O Comitê Central do PCdoB