Fundador do Programa Verde Vida
Deputado Estadual SC (2015-2018)
Vereador em Chapecó por três mandatos

Nasci em Campos Novos (SC) em 1961. Meu pai era músico e sapateiro e minha mãe, dona de casa. Comecei a trabalhar muito cedo, meu primeiro emprego foi numa loja de ferragens. Sou bancário. Me mudei para Chapecó em 1991. Sou casado com Margarida, companheira de vida e de luta. Tenho três filhos, Natália, Felipe e Vinícius, e um netinho, Miguel Valduga.

Entrei na política para defender os direitos do povo. Há quarenta anos luto pelos trabalhadores. Nos anos 90, participei da criação do Comitê de Combate à Fome em Chapecó e do Programa Oficina Educativa Verde Vida, um lindo e premiado projeto socioeducativo e ambiental, voltado a crianças e adolescentes.

Me elegi vereador em Chapecó pela primeira vez no ano de 2004. Fui o candidato mais votado, com 3.115 votos. Em 2012, novamente fui o vereador mais votado da história de Chapecó: 3.502 eleitores me escolheram.

Dois anos depois, em 2014, achei que era o momento de lutar pela melhoria da vida de todos os catarinenses e concorrer a um espaço na Assembleia Legislativa. O voto de mais de 18 mil pessoas me levou a Deputado Estadual.  Por conta do meu trabalho, fui reconhecido pela Alesc como o Deputado mais atuante do mandato (2015-2018). Apresentei projetos que se tornaram Leis no Estado e melhoraram as condições de vida de TODOS catarinenses.

Voltei à Câmara de Vereadores de Chapecó em 2020. Trabalho dia e noite pelos meus amigos chapecoenses, mas perco o sono sabendo que o Estado inteiro precisa e deve melhorar.

Não vou descansar enquanto existir fome, desemprego e injustiças em nosso Estado. Precisamos dar educação de qualidade aos nossos jovens, ofertar serviços de saúde ágeis e emprego digno a TODOS os catarinenses.

Meus guerreiros, estou com vocês nesta caminhada. Vamos lutar juntos.

Um grande abraço do amigo Valduga.