Oi, sou Rozana Barroso 🙂

Sou candidata a deputada estadual pelo estado de São Paulo. Talvez você já me conheça das trincheiras de luta Brasil a dentro ou por minha trajetória em defesa da educação.

Sempre tive como base as lutas pelo acesso à educação pública, gratuita e de qualidade para todas e todos, no combate ao racismo, contra a violência de gênero e LGBTfobia e pelos direitos dos trabalhadores. Essa será a direção do nosso movimento da juventude!

Sou militante do movimento estudantil desde os 14 anos e presidi a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, entre 2020 e 2022, a maior da América Latina. Uma trajetória da qual me orgulho pelas vitórias que juntos pudemos alcançar. Foi junto à essa juventude aguerrida que conquistamos o novo e permanente Fundeb, chips e internet para 18 milhões de estudantes e 1,5 milhão de professores, a Lei que garante absorventes nas escolas públicas e um movimento histórico pela tiragem do título de eleitor.

No último ano, criei a campanha “Vida, Pão, Vacina e Educação”, que percorreu o país inteiro numa corrente de luta frente ao negacionismo e irresponsabilidade com as vidas brasileiras. Estive a frente do maior Congresso da história da UBES, com a participação de 7 mil estudantes em Brasília.

Como mulher negra, de periferia e filha de empregada doméstica, vivo a realidade de grande parte da juventude negra. Quero uma São Paulo mais justa para os meus e para as minhas. Esse grande Estado, com suas possibilidades e desigualdades, me mostrou que não estou só nesse caminho e que podemos fazer muito mais.

Sou filha e neta de mulheres que não puderam seguir seus grandes sonhos. A pobreza, a desigualdade e a omissão à realidade das mulheres negras, não permitiram. Hoje, minha mãe é estudante da Educação para Jovens e Adultos, seu primeiro sonho a se cumprir. Suas histórias me deram visão para, através da militância, transformar futuros.

Tenho 23 anos e sou a primeira da minha família a ingressar na universidade. Esse é um ano muito especial para jovens negras que, como eu, batalham no presente para transformar o futuro. Nossas lutas que mobilizaram todo o país e foram destaque internacional no jornal The Guardian, trazendo mais visibilidade para as emergências do Brasil, agora quer chegar na Assembleia Legislativa de São Paulo.

E você pode fazer parte! A partir da sua doação, nossa luta nas ruas apresentará perspectivas para nossos sonhos e nossas realidades. É pela juventude, os estudantes paulistas e a população negra.

Vamos juntas e juntos!