Maria Lúcia Cavalli Neder nasceu em 18 de junho de 1952 em Nova América, São Paulo. É Professora Titular, tendo sido Reitora da Universidade Federal de Mato Grosso de 2008 a 2016. além de ter presidido o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras e membro da Diretoria da Andifes. Professora pelo Departamento de Teorias e Fundamentos da Educação, do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Tupã (1972), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1992) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase formação de professores, EAD, linguagem, ensino de linguagem e produção de material didático. Na área administrativa, desempenhou as funções de Pró-Reitora de Ensino de Graduação, coordenadora de Extensão, coordenadora do Centro de Letras e Ciências Humanas, chefe de Departamento, coordenadora de Curso e coordenadora do Núcleo de Educação Aberta e a Distância (Nead) da UFMT.