Márcia Quintanilha é jornalista, diretora da Federação Nacional dos Jornalistas e do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo e assessora parlamentar. É candidata a um cargo eletivo pela primeira vez, mas tem militância no partido há mais de 30 anos e preside o partido na cidade há três gestões.
Márcia conhece de perto as dificuldades da população e tem o compromisso de cuidar da vida das pessoas.
Jornalista, mãe, sindicalista e feminista. Ela faz da luta um modo de viver, sem deixar de lado o afeto. Filha do Pauleta, metalúrgico aposentado, e da Yolanda, dona de casa, Marcinha, como é carinhosamente chamada pelos amigos, construiu sua militância no movimento estudantil durante os anos que esteve na PUC-Campinas, onde se formou jornalista.
Com uma carreira marcada pela atuação na imprensa das cidades de Campinas e São Paulo, Márcia acumulou anos de experiência profissional que a levou a entender as principais pautas de reivindicações da sua categoria. Os anos de exercício profissional também a levaram a defender uma mídia mais democrática. Fez parte da primeira diretoria do Centro de Estudos da Mídia Alternativa “Barão de Itararé”, integrou a comissão de organização do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, e é diretora licenciada do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Paulo e da Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj.
Como assessora parlamentar dos vereadores Sérgio Benassi e Gustavo Petta, em Campinas, acumulou experiência de como encaminhar e atender às principais demandas da população. Ela sabe como fazer.
Marcia esteve sempre presente nas principais lutas dos trabalhadores, mulheres, estudantes, negros, LGBTQIA+, saúde, educação, direitos humanos, moradia, meio-ambiente, causa animal, entre tantas outras frentes, o que moldou sua visão como militante e líder.
Desde 1984 faz parte do PCdoB Campinas, onde já foi secretária de Comunicação, Organização e atualmente é a presidenta.
Confira mais https://linktr.ee/marciaquintanilha