Vice-governadora de Pernambuco e presidenta nacional do PCdoB. Luciana Barbosa de Oliveira Santos nasceu em Recife no dia 29 de dezembro de 1964. Formou-se em engenharia elétrica na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em 1987, filiou-se ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e entre os anos de 1989 e 1991 foi vice-presidente regional da União Nacional dos Estudantes (UNE). 1996, assumiu deputada estadual, Em 1998, conseguiu novo mandato como deputada e na Assembleia Legislativa foi líder do PCdoB. Em 2000 foi eleita prefeita de Olinda (PE) pelo PCdoB, sendo a primeira mulher dessa agremiação a assumir uma prefeitura. Foi reeleita em 2004. Em 2009, tornou-se vice-presidente do PCdoB. No mesmo ano, ao sair da prefeitura, foi nomeada pelo governador pernambucano Eduardo Campos (2007-2014), do PSB, secretária de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente. Em 2010 se elegeu deputada federal. Na Câmara dos Deputados, foi líder do bloco partidário formado pelo PCdoB, PSB e Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) de março a julho de 2012, sendo também líder de sua agremiação na Casa de 2012 a 2013 e, posteriormente, entre março de 2013 e fevereiro de 2014, vice-líder. Como deputada federal foi presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura e atuou na Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e o Direito a Comunicação com Participação Popular (Frentecom) e na Frente em Defesa da Indústria. Foi membro titular das comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, de Desenvolvimento Urbano e de Cultura, da qual foi vice-presidente.