Helio Ferreira foi eleito vereador de Salvador para a 18ª Legislatura (2017-2020) com 8.490 votos. Nascido no interior da Bahia, teve a sua infância marcada pelo trabalho rural cortando sisal para ajudar a mãe a criar os cinco irmãos. Ainda na adolescência, almejando uma perspectiva melhor de futuro para ele e a família, migra para Salvador, onde inicia sua carreira política. Aos 15 anos, trabalha como autônomo vendendo cafezinho pelas ruas da Cidade Baixa e, aos 18, conquista o seu primeiro emprego com carteira assinada, trabalhando no setor de limpeza do Moinho Salvador.

Em 1991, Helio Ferreira destaca-se pela sua coragem e luta na construção dos movimentos sociais que marcaram a história dos anos 90, principalmente no movimento contra o governo Collor de Melo. Em 1992, liderou uma greve dos trabalhadores do Moinho Salvador, durante vinte dias, o que ocasionou a sua demissão. Com grande habilidade de articulação, em 1992, entra para a carreira rodoviária, contratado pela empresa Campo Grande na função de cobrador. Tempos depois, vira líder sindical e atua destacadamente na defesa da categoria. Foi representante da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Cipa).

Depois de atuar com firmeza na oposição até 2009, entra para direção do sindicato, do qual foi presidente em 2013. Consegue avanços e conquistas que colocaram os rodoviários da Bahia na vanguarda do movimento sindical brasileiro.    Na Câmara Municipal, tem como uma de suas prioridades a apresentação do projeto de lei para instituir no âmbito municipal o Fundo de Mobilidade Urbana. Também vai defender um transporte público mais eficiente e de qualidade, vai lutar pela ampliação do Comitê Integrado em Defesa da Segurança para a população e os trabalhadores de transportes, fortalecimento dos conselhos comunitários, mais qualidade do atendimento nas unidades de saúde, ampliação das políticas públicas na área de esporte, cultura e lazer, ordenamento mais sustentável da cidade. Helio Ferreira também vai dar apoio à luta das organizações sociais por melhores condições de trabalho e salário digno para os trabalhadores, valorização das manifestações da cultura popular dos bairros, apoio à implantação da economia solidária, à construção de mais creches comunitárias e apoio ao transporte solidário.