Com uma trajetória marcada por forte militância em defesa dos direitos dos trabalhadores da saúde, especialmente da Enfermagem, Rejane de Almeida foi a segunda profissional da categoria a conquistar um mandato legislativo na Assembleia do Estado do Rio de Janeiro, dando início à proposta ousada e inovadora de um Projeto Político Parlamentar da Enfermagem. Chegou ao parlamento em 2011, elegendo-se pelo PCdoB, com o apoio da categoria de Enfermagem. Atualmente, cumpre o terceiro mandato e é líder do PCdoB na Alerj. Dentro da Casa legislativa, preside pela terceira vez a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, sendo também vice-presidente da Comissão de Saúde, para o biênio 2021-2022. É membro da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, sempre trazendo para as demandas apresentadas o olhar feminino e feminista que adquiriu na luta pela vida das mulheres. Integra, desde 2021, a Comissão especial de Enfrentamento à Miséria da Alerj. Em 2020, participou ativamente da Comissão especial de fiscalização dos gastos do Governo com a Covid19, cujas investigações contribuíram para o afastamento do Governador Wilson Witzel e do então secretário de saúde, Edmar Santos. Com um mandato ousado diante de um cenário adverso, Deputada Enfermeira Rejane não se omite e levanta bandeiras em defesa dos trabalhadores da saúde, do empoderamento feminino, por maior participação de mulheres negras no parlamento, pela igualdade de gênero no futebol feminino, nos esportes e no trabalho, contra misoginia e precarização das relações de trabalho, pela diversidade. É autora de relevante legislação no Rio de Janeiro, de repercussão nacional. São mais de 50 leis em vigor e é autora de projetos de lei em tramitação na Alerj, visando o combate a cultura do estupro, de enfrentamento ao feminicídio e crimes contra gays, lésbicas, transexuais. No período de Pandemia, é autora e coautora de mais de 100 Leis, em respeito à população, trabalhadores e em defesa do direito de proteção dos profissionais de saúde. Enfermeira graduada pela Escola de Enfermagem Anna Nery, da UFRJ, a Deputada Enfermeira Rejane é especializada em enfermagem do trabalho, também pela EEAN/UFRJ e em Saúde da Família, pela UERJ, tendo cursado direito na Universidade Estácio de Sá.