É arquiteta e urbanista formada pela Universidade Federal Fluminense, especializou-se em patrimônio cultural. É servidora da Prefeitura Municipal de Ouro Preto onde reside desde 2012 e atua na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação. Coordenou o Plano de Aceleração do Crescimento – Cidades Históricas de 2017 a 2019 trabalhando em projetos e obras de restauração de igrejas. Atualmente é mestranda em Turismo e Patrimônio na Universidade Federal de Ouro Preto. Filiou-se ao PCdoB em 2016 e em 2017 passou a construir a União Brasileira de Mulheres, entidade dos movimentos sociais que debate as pautas feministas e emancipacionistas. Através da UBM, Débora idealizou um projeto de economia solidária chamado Somos Todas Marias que atendeu mulheres de bairros como Santa Cruz e Alto da Cruz.  Uma das principais bandeiras de luta de Débora é a luta feminista. Débora se destacou na organização das mobilizações do Movimento #Elenão em 2018, lutou incessantemente pela Delegacia Especializada de Atendimento à mulher na cidade de Ouro Preto, participa da Bateria Feminina Efigênia Carabina.  Na luta pelo Direito à Cidade, Débora participa do Instituto dos Arquitetos do Brasil, do Conselho Estadual de Patrimônio, tendo atuado também nos Conselhos Municipais de Belo Horizonte e Ouro Preto. Desde 2021 tem participado de diversos coletivos em defesa da Serra do Curral e lutado contra a mineração predatória na cidade de Ouro Preto.