Moradores da cidade fronteiriça Shebekino foram levados a locais seguros | Foto: AFP

Guardas de fronteira e unidades do exército russo frustraram incursão de forças do regime Zelensky contra a população civil da cidade russa de Shebekino, na região de Belgorod, próximo à fronteira com a Ucrânia, liquidando cerca de 60 agressores e destruindo quatro blindados e outros veículos ucranianos, registrou a agência de notícias TASS.

Para comentaristas russos, a incursão ucraniana teve como objetivo causar boa impressão em Washington e Bruxelas, diante dos rumores de que a repetidamente anunciada e adiada “contraofensiva” ficaria para o “verão”.

Segundo o comunicado do Ministério da Defesa da Rússia de quinta-feira (1º de junho), “as forças armadas russas frustraram uma nova tentativa do regime de Kiev de realizar um ato terrorista contra a população civil da cidade de Shebekino, região de Belgorod”.

A cidade esteve sob fogo de artilharia ucraniano antes das incursões propriamente ditas. Segundo a mídia russa, foram três tentativas fracassadas. Na principal investida, as perdas ucranianas foram de 30 integrantes e cerca de seis veículos, inclusive tanques e lançador de foguetes Grad.

15 ucranianos, que tentaram entrar na Rússia, ao longo da margem esquerda do rio Seversky Donets na direção de Novaya Tavolzhanka, acabaram por se explodir em um campo minado, com os remanescentes abatidos pela artilharia russa.

Um terceiro grupo, com cerca de 20 milicianos ucranianos e dois blindados, que tentou avançar ao longo da margem direita do Seversky Donets em direção a Novaya Tavolzhanka, acabou batendo em retirada, sob os sistemas russos pesados de lança-chamas, após perda de 12 indivíduos e um blindado, de acordo com o porta-voz da defesa russa.

A aviação russa também interveio, para acelerar a dispersão das hostes neonazis. Situada a quatro quilômetros da fronteira, Shebekino tem 40 mil habitantes. O ataque afetou o fornecimento de energia, um albergue pegou fogo e dois prédios da prefeitura foram danificados. Segundo as autoridades médicas, 27 feridos foram atendidos na rede hospitalar. Crianças de Shebekino foram levadas para acomodações mais seguras nas cidades vizinhas. Há cerca de duas semanas, a região de Belgorod havia sido alvo de outro ataque ucraniano, igualmente fracassado.

Fonte: Papiro