Zyuganov (c), líder do PC e membros do partido depositam flores no túmulo do soldado desconhecido | Foto: PCFR

“Nós nos curvamos ante todos que puseram fim à guerra mais sangrenta da história da humanidade e que inspiram nossos soldados a lutar pela paz e pelo futuro do corajoso Donbass e de toda a Rússia”, declarou Gennady Zyuganov, presidente do Comitê Central do Partido Comunista da Federação Russa (PCFR) em sua saudação ao Dia da Vitória.

“Não temos o direito de permitir a revanche neofascista. Defenderemos nossa Grande Vitória, seu feito e significado imortal, seu significado profundo. A coragem de nossos pais e avós nos chama a ser dignos de seus feitos heroicos”, acrescentou o líder do PCFR

Segue a íntegra da declaração de Zyuganov:

Caros camaradas! Meus compatriotas!

De todo coração cumprimento vocês pela Vitória do povo soviético na Guerra Patriótica!

Na história do nosso Estado houve muitas severas provações. A mais dura foi a guerra desencadeada pela Alemanha fascista e seus satélites. A Vitória foi forjada em longos 1.418 dias e noites. Nas batalhas nas proximidades de Moscou e Stalingrado, Kursk e Orel, ao romper o bloqueio de Leningrado, nas batalhas do Dnieper, Vístula e Oder, na batalha por Berlim, nossos avós e pais conseguiram derrotar o mal universal.

Eles sobreviveram na luta heroica pela liberdade e independência da Pátria, salvaram o planeta da “lepra marrom” e ergueram a Bandeira Vermelha sobre o Reichstag. O dever sagrado de cada um de nós é preservar na mente e no coração das novas gerações a memória do grande feito do povo soviético!

Em maio de 1945, o fascismo recebeu uma sentença justa e severa. Esperávamos que as atrocidades nazistas fossem para sempre uma coisa do passado.

No entanto, hoje os herdeiros dos policiais e criminosos de Bandera desencadearam um massacre sangrento na fraterna Ucrânia. A oligarquia mundial precisa indispor e enfrentar os povos irmãos, distorcer a gloriosa história do pais dos Soviéticos, humilhar e pisotear o mundo russo.

Observando o que está acontecendo em nossas fronteiras, as palavras do poeta, o lendário jornalista do jornal Komsomolskaya Pravda, o lutador contra o bloqueio Yuri Voronov são involuntariamente lembradas:

Eu não preciso me preocupar

Para que essa guerra não seja esquecida:

Afinal, essa memória é a nossa consciência

Ela, como uma força, é necessária para nós

Não temos o direito de permitir a revanche neofascista. Defenderemos nossa Grande Vitória, seu feito e significado imortal, seu significado profundo. A coragem de nossos pais e avós nos chama a ser dignos de seus feitos heroicos.

Neste dia extraordinário, prestamos homenagem à memória dos soldados da linha de frente, aos trabalhadores da frente doméstica e aos “filhos da guerra”. Nós nos curvamos ante todos que puseram fim à guerra mais sangrenta da história da humanidade, a todos que estão invisivelmente presentes nas colunas do “Regimento Imortal” e inspiram nossos soldados a lutar pela paz e pelo futuro do corajoso Donbass e de toda a Rússia.

Que a Bandeira Vermelha da Vitória seja sempre nossa brilhante estrela guia, levando a novos sucessos e conquistas!

Boas festas, queridos camaradas!

Feliz Dia da Vitória!

Fonte: Papiro