Protestos e piquetes já começam a ser organizados em Hollywood | Foto: Chris Delmas/AFP

Milhares de roteiristas de cinema e televisão em Hollywood entraram em greve nesta terça-feira (2), anunciou o sindicato da categoria. A medida foi adotada depois que negociações salariais com os estúdios e plataformas de streaming não trouxeram resultado satisfatório para a categoria, que também exige melhores condições de trabaho.

O anúncio foi feito pelo sindicato Writers Guild of America (WGA), que representa 11.500 roteiristas. No Twitter, o sindicato afirmou que os membros do conselho votaram unanimemente pela greve. Conforme o órgão, os piquetes começarão na tarde desta terça.

A Aliança de Produtores de Cinema e Televisão (AMPTP, na sigla em inglês), que representa empresas como Disney ou Netflix, também informou em um comunicado que as negociações “terminaram sem um acordo”.

As negociações duraram seis semanas e envolveram gigantes do entretenimento, como Netflix, Amazon, Apple, Disney, NBC Universal, Paramount, Sony e Warner Bros.

Conforme a Associated Press, os programas noturnos de entrevistas, que contam com roteiros baseados em eventos do cotidiano, podem ser os primeiros afetados com a greve dos roteiristas e paralisados de maneira imediata.

Na última vez que um conflito sindical deste tipo aconteceu em Hollywood, em 2007, os roteiristas paralisaram suas atividades por 100 dias, iniciativa que custou à indústria do entretenimento de Los Angeles quase 2 bilhões de dólares (equivalente a 3,54 bilhões de reais na cotação da época). Com aquela greve os roteiristas conseguiram conquistas importantes como a obtenção de pagamento de direitos autorais quando da reexibição de seus produtos.

Os roteiristas exigem salários mais altos e uma participação maior nos lucros do streaming, isto é, na distribuição de conteúdo por demanda através da internet. Eles apontam que está difícil ganhar a vida com seu trabalho, com salários defasados ou mesmo em queda devido à inflação, enquanto seus empregadores obtêm lucros e aumentam os salários de seus executivos.

O WGA acredita que nunca registrou tantos roteiristas trabalhando pelo salário mínimo fixado pelos sindicatos, enquanto as emissoras de televisão contratam menos pessoas para escrever séries cada vez mais curtas.

O Comitê de Negociação do WGA disse que iniciou o processo com a intenção de chegar a um acordo justo, mas as respostas dos estúdios foram consideradas “totalmente insuficientes” pelos roteiristas, dadas as condições precárias de trabalho que eles enfrentam.

As telenovelas exibidas durante a manhã e a tarde nos Estados Unidos provavelmente também deverão ser afetadas. Isso ocorre porque lá os episódios são gravados logo após serem escritos.

Fonte: Papiro