PCdoB – MT reafirma liderança de Patrícia Nogueira e presta homenagem a Julião Arrais

A 23ª Conferência Estadual do Partido Comunista do Brasil em Mato Grosso (PCdoB-MT), realizada no sábado (20), em Cuiabá, reuniu delegados e delegadas de oito municípios e reafirmou o compromisso da militância com o projeto político do Partido. Na ocasião, a professora Patrícia Nogueira foi reconduzida à presidência estadual, consolidando sua liderança à frente da organização comunista no estado.
O encontro foi marcado por uma emocionante homenagem ao militante histórico Júlio César de Pinheiro Arrais, o Julião Arrais, cuja trajetória de luta e dedicação ao PCdoB foi lembrada por dirigentes, militantes e representantes de outras forças políticas. A memória de Julião segue viva como referência de compromisso revolucionário e construção partidária.
Participaram da conferência 29 delegados e delegadas, de um total de 37 eleitos nos encontros municipais realizados em Cuiabá, Rondonópolis, Várzea Grande, Cáceres, Santo Antônio do Leverger, São Pedro da Cipa, Sinop e Barra do Bugres. Também estiveram presentes mais de uma dezena de observadores e convidados. Na capital, cinco organismos de base marcaram presença, demonstrando uma retomada do enraizamento do Partido nos territórios. Todo o processo, desde as conferências municipais, mobilizou 94 militantes em todo o estado.
Durante os debates, o dirigente nacional Marco Campanella apresentou as teses do 16º Congresso do PCdoB, que orientam a ação política do Partido. No plano internacional, destacou o “enfraquecimento relativo do poder dos Estados Unidos, da Europa e do Japão, e a ascensão da China”. No plano nacional, apontou dois grandes desafios: “garantir, em 2026, a continuidade do projeto de reconstrução nacional, sob o comando do presidente Lula, e avançar rumo a uma política econômica que efetivamente assegure o desenvolvimento econômico e social”, disse Campanella.
Patrícia Nogueira e Lane Costa fizeram o balanço das atividades dos últimos dois anos e indicaram os desafios e perspectivas para o fortalecimento da atuação comunista em Mato Grosso. “Nosso grande desafio aqui no estado, no aspecto político-eleitoral, é construir uma ampla frente para garantir que as forças democráticas e populares possam fazer uma grande disputa, assegurando a reeleição do ministro Carlos Fávaro ao Senado, dois deputados federais e uma bancada robusta de deputados estaduais”, afirmou Patrícia Nogueira.
Mulheres são 47% do novo Comitê
O novo Comitê Estadual foi eleito por unanimidade e será composto por 30 integrantes, sendo 16 homens e 14 mulheres, garantindo equilíbrio de gênero na direção (53% e 47%, respectivamente). Na votação interna, Patrícia Nogueira foi reconduzida à presidência, com apoio unânime da militância presente.
Foram eleitos como delegados ao 16º Congresso Nacional do PCdoB a própria Patrícia Nogueira e o jovem Victor Cruvinel, segundo suplente de vereador em Cáceres, representando a renovação e o protagonismo da juventude comunista.
Ficou definido que, no prazo de até 35 dias, o novo Comitê Estadual se reunirá para eleger a Comissão Política, o Secretariado e a Comissão de Controle, dando continuidade à organização interna e ao planejamento estratégico do Partido no estado.
Confira os nomes que compõem o novo Comitê Estadual do PCdoB-MT:
Altamirando Muniz Filho
Aluizio Emanuel Figueiredo Arruda
Ana Flávia Botelho Rodrigues
Andrea dos Santos
Carlos Alberto da Rocha
Carolina Neves Marcório
Clovis Vailant
Estácio Chaves de Souza
Evelyn Laurelina Modesto de Espírito Santo
Giovanna Fátima de Oliveira Bezerra
Gonçalo Lima Rufino da Silva
Jonatan Ambrosi Crestani
José Pereira Filho
Josué Alves Nascimento
Leda Marques da Silva Ferreira
Luciene Neves Santos
Maria Inês Silva
Marilane Alves Costa
Meire Rose dos Anjos Oliveira
Olírio de Sousa Rodrigues
Pablo Rodrigo Ramos de Souza Silva
Patrícia Simone Nogueira
Ronei de Lima
Ronivalter de Souza
Roseli Aparecida de Siqueira
Sérgio Sebastião Negri
Ulisses Carlos Silva Ferreira
Victor Henrique Prado Cruvinel
Viviane dos Santos Almeida
Waleska Gabriela Matilde de Souza