Obrador destacou a conquista da autossuficência em petróleo e derivados diante da multidão no Zócalo | Foto: Reprodução

Centenas de milhares de pessoas se reuniram no sábado (18) na Plaza de la Constitución, o Zócalo, na capital do México, para comemorar o 85º aniversário da nacionalização do Petróleo, promovida pelo então presidente Lázaro Cárdenas del Río.

“A estratégia do general pode ser resumida em três ações importantes e consecutivas: primeiro entregou a terra aos camponeses e ajudou os trabalhadores; depois promoveu sua organização; e, finalmente, com essa base social, conseguiu realizar a expropriação do petróleo e de outros bens da nação”, declarou o presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador.

Em 18 de março de 1938, Lázaro Cárdenas emitiu um decreto que permitia ao Governo apropriar-se legalmente do petróleo explorado por dezessete empresas estrangeiras, assumindo o controle total da produção e comercialização de petróleo bruto em território nacional, em terra e no mar.

Ele elogiou o projeto de soberania energética promovido por Lázaro Cárdenas, em particular porque —lembrou— “a nacionalização teve que fazer frente ao boicote e sabotagem das companhias petrolíferas estrangeiras”.

López Obrador também se referiu à ameaça, feita em dias recentes por deputados republicanos, de envio de tropas norte-americanas ao México, após o sequestro de quatro cidadãos norte-americanos, ao sul da fronteira, por cartéis de drogas.

“Lembramos a esses políticos hipócritas e irresponsáveis que o México é um país independente e livre, não uma colônia ou protetorado dos Estados Unidos”, sublinhou.

“Nunca permitiremos que violem nossa soberania e espezinhem a dignidade de nossa pátria. Cooperação sim, submissão não. Intervencionismo não. Oligarquia não”, acrescentou.

LEGADO DE CÁRDENAS

Paralelamente, o presidente assegurou que o seu governo está a trabalhar em “novos projetos” para a produção de combustíveis e para o “resgate” das refinarias. “Podemos dizer que, passados 85 anos, o legado de Lázaro Cárdenas [del Río] está totalmente cumprido”, afirmou.

Como destacou, agora, Obrador, “podemos assegurar que está garantida a soberania petroleira. No próximo ano não vamos comprar nem gasolina, nem diesel no estrangeiro, vamos processar toda a nossa matéria-prima.”

O governo López Obrador atuou para recuperar a estatal Pemex, assim como o controle sobre o setor elétrico, sucateados pelos governos neoliberais. Ele também instituiu o controle sobre o estratégico lítio. Como ele lembrou, a principal agremiação neoliberal, o Partido Ação Nacional, foi fundado em 1939, como parte da renhida oposição à nacionalização do petróleo.

López Obrador assinalou que o presidente Cárdenas conseguiu realizar a expropriação do petróleo devido ao maciço e contundente apoio popular que teve, dos trabalhadores, camponeses e grupos sociais mais desfavorecidos beneficiados por suas políticas nacionalistas.

Além disso, destacou, Cárdenas tinha circunstâncias favoráveis, já que naquela época Franklin D. Roosevelt, um grande estadista, que realmente aplicava uma política de boa vizinhança e respeitava a soberania mexicana, governava os Estados Unidos.

Com eleições marcadas para 2024, o presidente López Obrador afirmou à multidão que, “façam o que fizerem”, “os oligarcas não voltarão”. “Não a meias medidas, nunca aceitaremos que uma minoria prevaleça no México à custa da humilhação e do empobrecimento das maiorias”, enfatizou.

A esses “políticos hipócritas e irresponsáveis”, López Obrador reiterou que não é mais o tempo “de Calderón ou García Luna, nem o tempo de laços obscuros entre o governo mexicano e as agências dos Estados Unidos. Não há simulação, o crime organizado e de colarinho branco está realmente sendo combatido, porque não há corrupção, não há impunidade e não há relações de cumplicidade com ninguém”.

“Nosso governo é um governo sem luxos, que usa tudo para programas de bem-estar, como programas para idosos, apoio a pessoas com deficiência, mães solteiras, agricultores e pescadores, bolsas de estudos para estudantes de famílias pobres, internet para todos”, sublinhou.

Ele expressou plena confiança de que seu projeto continuará contando com o povo para consolidar a primeira etapa da transformação do México, seja quem for o candidato das forças pela mudança. “Com o apoio dos cidadãos e da consciência coletiva do povo, o México saberá neutralizar a guerra suja, as campanhas de difamação e as tentativas de manipulação de seus opositores”, concluiu.

Fonte: Papiro