Cidade de Santa Maria tomada pela água. Foto: Marinha do Brasil

Em meio à tragédia pela qual passa o Rio Grande do Sul, lideranças gaúchas do PCdoB e entidades das quais os comunistas participam estão diretamente envolvidas em ações para ajudar a população. O rastro de destruição causada pelas enchentes já deixou, até a terça-feira (7), 85 mortos em 38 cidades, além de 134 desaparecidos e 339 feridos.

Além disso, quase 154 mil pessoas estão desalojadas e quase 48 mil estão em abrigos. Ao todo, as chuvas afetaram 385 dos 497 municípios do estado. Os dados são da Defesa Civil do RS.

A situação segue dramática em todo o estado mas, agora, a principal área de preocupação é a região metropolitana de Porto Alegre e a própria capital dos gaúchos, áreas de grande concentração populacional.

O lago Guaíba já ultrapassou o nível histórico de 1941 (4,76 m), marcando, neste momento, 5,28 m. Suas águas tomaram as ruas e avenidas do centro, bairros próximos e pontos da Zona Norte e Zona Sul. Nesta sexta-feira (3), o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, teve suas operações suspensas. Boa parte da cidade está sem água e sem luz.

Nesse cenário de guerra, os mandatos do PCdoB no estado e em Porto Alegre — com as deputadas federal Daiana Santos, e estadual, Bruna Rodrigues e dos vereadores Biga Pereira e Giovani Culau e Movimento Coletivo —, juntamente com entidades como a UJS, UPL, Ubes, Uampa, CTB-RS, Instituto E Se Fosse Você? e o Sobre Nós estão ajudando na rede de arrecadação de alimentos não perecíveis, água, itens de higiene e limpeza, roupas pessoais e de cama e banho.

Também estão sendo disponibilizados pix para contribuições em dinheiro. Confira os pontos disponibilizados ou divulgados por lideranças comunistas e contribua.

Pontos de coleta em Porto Alegre:

– Casa da Juventude (Rua José do Patrocínio, 370 – Cidade Baixa); – No Coletivo Preta Velha (Rua Gabriel Fialho Camargo, 50 – Santa Tereza)

– Associação Maria da Glória (Rua Santa Tereza, 681 – Morro da Cruz).

– Casa de Oxalá (Rua Liberal, 100 – Tristeza)

– Casa da Mandata da deputada Daiana (Rua Sofia Veloso, 85 – Cidade Baixa)

– Bancada do PCdoB na Assembleia Legislativa (Praça Marechal Deodoro, 101 – Térreo).

>> Para doar via pix, também foi disponibilizado o CNPJ da entidade Coletivo Preta Velha (47.083.953/0001-24), bem como o pix [email protected]

>> A deputada estadual Bruna Rodrigues também disponibilizou um número de Whats App para ajudar na coleta, entrega e pedido de doações, bem como a mediação de resgate, pedidos de informações e orientações gerais. O número é o (51) 99529-7141.

>> A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) do Rio Grande do Sul também está recebendo donativos em sua sede (Rua dos Andradas, 943 – 7º andar) ou via pix pelo CNPJ 10.545.583/0001-90.

Pontos de coleta em Alvorada:

– QI Alvorada (Avenida Arthur Garcia, 607 – Bela Vista)

– Escola São Carlos (Rua Vasco da Gama, 560 – Sumaré)

– A Fome não Espera (Rua Marechal Floriano, 195 – Piratini)

Pontos de coleta em Santa Maria:

– Templo das Nações (Avenida Presidente Vargas, 377)

– Escola São Marcos (Rua Agostinho Scolari, 546)

– Escola Rômulo Zanchi (Rua Professora Fontoura Ilha, 240)

Pontos de coleta em Canoas, Lajeado e Santa Cruz do Sul:

– Parkshopping Canoas (Avenida Farroupilha, 4545)

– Centro Regional de Doações do Vale do Taquari (Rua Rosalina Schneider Baron, 14 – Lajeado)

– Centro Regional de Doações do Vale do Rio Pardo (Avenida Independência, 2293 – Santa Cruz do Sul)