Mexicano López Obrador foi dos primeiros a saudar Lula (Divulgação)

Chefes de Estado da América Latina comemoraram a vitória de Lula, candidato da Frente Brasil Popular, no primeiro turno das eleições presidenciais acontecido neste domingo, dia 2.

O presidente do México López Obrador foi dos primeiros a parabenizá-lo: “Parabéns, irmão e companheiro Lula. O povo do Brasil demonstrou mais uma vez sua vocação democrática e, principalmente, sua inclinação para a igualdade e a justiça”.

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, também felicitou Lula. “Parabenizo Lula pela vitória no primeiro turno. Felicito o povo brasileiro por sua enorme participação eleitoral”, assinalou.

Luis Arce, presidente da Bolívia, sublinhou que a democracia é o único caminho para o progresso e a paz social, pelo que reconheceu o esforço político e social que o povo brasileiro fez na eleição. “Parabenizamos o irmão Lula que venceu o primeiro turno das Eleições no Brasil e saudamos o povo brasileiro que demonstrou que a democracia é a única forma de construir sociedades justas, inclusivas e com paz social. #Força Lula”.

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, também compartilhou uma mensagem de felicitações na mesma rede social. “Parabenizo meu querido Lula por sua vitória no primeiro turno e estendo meu sincero respeito ao povo do Brasil por sua profunda expressão democrática”, disse.

Pedro Castillo, presidente do Peru, saudou nesta segunda-feira as eleições gerais “exemplares” realizadas neste domingo no Brasil. “Saudamos o povo brasileiro por sua vocação democrática e suas instituições eleitorais pela condução exemplar das eleições gerais.”, escreveu o líder peruano.

O Grupo de Puebla comemorou os resultados obtidos por Lula no primeiro turno das eleições presidenciais no Brasil e exortou o povo a consolidar a justiça e a unidade.

“Conclamamos as forças democráticas e cidadãs a trabalharem juntas para que, no segundo turno, consolide-se o triunfo da esperança pelo qual a maioria dos brasileiros votou”, acrescentou o fórum político e acadêmico latino-americano que conta com a participação de 49 líderes políticos progressistas de 15 países.

Da mesma forma, indicou que, no dia 30, “a decisão será entre o futuro e o retorno ao passado; justiça social e império dos privilégios; entre um país respeitado internacionalmente, que lidera a integração latino-americana, e um concentrado em um falso nacionalismo, que não defende a pátria, mas a arruína”.

“Temos certeza de que, com Lula, triunfarão a esperança, a justiça e a unidade regional defendida pelo Grupo. Vamos vencer!”, conclui a declaração.

Papiro