Frei Sérgio Antônio Görgen em uma de suas visitas a Lula, em Curitiba. Foto: Eduardo Matysiak/PT

Faleceu na terça-feira (3), em Hulha Negra (RS), Frei Sérgio Antônio Görgen, aos 70 anos. Com longa trajetória ligada aos movimentos sociais, Görgen foi militante pela reforma agrária e exerceu o cargo de deputado estadual no Rio Grande do Sul pelo PT.

O PCdoB, por meio de sua presidenta interina, Nádia Campeão, emitiu uma nota em que presta as suas condolências ao Frei Sérgio (veja abaixo), “grande amigo e companheiro do PCdoB”.

O velório e o sepultamento ocorreram nesta quarta-feira (4), em Imigrante (RS). Antes foram realizados outros velórios em Hulha Negra e Candiota (RS).

Confira abaixo a nota do PCdoB:

Frei Sérgio, presente! Agora e sempre!

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) inclina as suas bandeiras em homenagem a Frei Sérgio Antônio Görgen, frade franciscano, intelectual marxista, fundador e dirigente histórico do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), falecido no dia 3 de fevereiro.

Frei Sérgio foi um grande amigo e companheiro do PCdoB. Seu exemplo e seu legado de compromisso inabalável com o povo brasileiro, em especial os camponeses pobres, continuarão a inspirar o campesinato, a militância do MPA, os movimentos sociais e partidos de esquerda do Brasil, da América Latina e de outros povos do mundo na luta pelo poder popular e pelo socialismo.

Nossa solidariedade aos familiares, amigos e à combativa e revolucionária militância do MPA!   

Nádia Campeão, presidenta interina do PCdoB