Conferência Municipal de Rio Branco 2025
foto: Juan Diaz

O PCdoB Rio Branco (AC) saiu fortalecido da sua Conferência Municipal, realizada neste sábado (13), no auditório da Fecomércio. Com a presença de quase 200 militantes, entre jovens, mulheres e comunistas históricos, o partido reconduziu, por unanimidade, o ex-vereador Marcio Batista à presidência do Comitê Municipal. Ao seu lado, Naluy Macedo, presidenta da União Brasileira de Mulheres no Acre (UBM), assume a vice-presidência, consolidando uma direção com 40% de participação feminina.

De acordo com o secretário estadual de Organização do PCdoB, Edvaldo Magalhães, a atividade integrou o ciclo de conferências municipais, que mobilizou mais de 1.160 militantes em 16 cidades do Acre. A jornada segue neste domingo (14), com a conferência em Xapuri, e será concluída na segunda-feira (15), em Santa Rosa do Purus. Edvaldo, que também é deputado estadual e tem acompanhado todas as conferências municipais, celebrou o feito: “Nenhum partido teve essa condição de mobilização. Superamos dois terços do estado com reuniões presenciais e militância ativa.”

Durante a conferência, Marcio Batista destacou o papel estratégico desse processo: “Estamos organizados em 80% dos municípios do Acre. Esse movimento exitoso, que oxigena os movimentos sociais e fortalece o debate sobre soberania e democracia, é o que nos prepara para as batalhas decisivas de 2026.”

Naluy Macedo  exaltou o protagonismo das mulheres comunistas: “É sempre um orgulho ouvir mulheres falando, se posicionando, construindo a história. Aqui ninguém tem vergonha de ser comunista. Ninguém arreda o pé dessa luta.”

O presidente estadual do PCdoB, Eduardo Farias, reforçou o papel do partido como instrumento de resistência do povo brasileiro. Ele saudou o trabalho da União da Juventude Socialista (UJS) e da União de Negras e Negros pela Igualdade (Unegro), e comentou a condenação de Jair Bolsonaro e outros réus por tentativa de golpe: “Isso abre uma porta para reconstruirmos um Brasil solidário, de paz, onde ninguém passe fome.”

A ex-deputada federal Perpétua Almeida também marcou presença e fez um chamado à unidade da esquerda: “O presidente Lula disse que, se estiver bem no ano que vem, essa extrema direita não volta ao poder. Olha o tamanho da nossa responsabilidade, mesmo aqui, num cantinho distante do Brasil.”

Além de Rio Branco, as conferências no Acre já aconteceram nos municípios de  Feijó, Jordão, Tarauacá, Senador Guiomard, Cruzeiro do Sul, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Bujari, Sena Madureira, Brasileia e Assis Brasil. A mobilização estadual é parte do esforço nacional de revigoramento partidário iniciado em 2024. 

O PCdoB-AC mostra, com organização e unidade, que está pronto para enfrentar os desafios do próximo período. Com mulheres, jovens e veteranos lado a lado, a luta continua.

A Conferência Estadual do Partido que vai discutir as Propostas de Resolução Partidária e eleger os delegados para o 16º Congresso Nacional do PCdoB, em Brasília, está marcada para 19 e 20 de setembro. 

* apoio: secretaria Estadual de Comunicação PCdoB-AC