PCdoB São Paulo conclui Conferência e reelege Alcides Amazonas presidente

O PCdoB São Paulo (SP) promoveu, nesta sexta-feira (5) e neste sábado (6), sua Conferência Municipal, batizada de Conferência Neide Abati. A programação ocorreu nos marcos do 16º Congresso do PCdoB e reuniu mais de 250 militantes do Partido na capital paulista, entre delegados e convidados.
No segundo dia de Conferência, que ocorreu no Sindicato da Saúde de São Paulo (SinSaúdeSP), os delegados presentes elegeram a nova direção do Comitê Municipal, com 57 membros. O ex-vereador e ex-deputado estadual Alcides Amazonas foi reeleito presidente. “A direção não faz nada sozinha. Precisamos contar com toda a militância para ter um Partido forte e influente na cidade”, afirmou Amazonas.
Durante todo o processo de mobilização – que contou com assembleias de base e conferências distritais –, o PCdoB São Paulo reuniu quase 3 mil militantes. O número foi 20% superior ao da Conferência Municipal de 2023, quando foram mobilizados 2.500 filiados.
PRP
A presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, participou da abertura da Conferência, realizada na sexta, de modo virtual. Luciana – que também é ministra da Ciência, Tecnologia, e Inovação do governo Lula – apresentou o Projeto de Resolução Política (PRP) do 16º Congresso.
Segundo a dirigente, os brasileiros estão às voltas com dois grandes desafios: 1) garantir “uma nova vitória da nação e da classe trabalhadora em 2026, pelo triunfo de uma ampla aliança liderada pelo presidente Lula”; e 2) “realizar as mudanças estruturais indispensáveis para impulsionar o desenvolvimento soberano”.
“Tais objetivos se entrelaçam e se entrecruzam no curso da luta política, embora tenham natureza e dinâmica distintas. O primeiro é de ordem tática e o segundo de conteúdo estratégico”, afirmou Luciana, por videoconferência.
Ainda no primeiro dia, os delegados aprovaram uma homenagem póstuma à líder comunitária Neide de Fátima Martins Abati, que militava no PCdoB São Paulo desde 1972 e faleceu no último dia 2 de junho, aos 86 anos. Neide teve seu nome incluído no título da Conferência por suas “contribuições na luta contra a ditadura militar, o seu papel na guerrilha do Araguaia, à causa feminista e popular e pela defesa intransigente ao Brasil, ao socialismo e ao seu partido, o PCdoB”.

Direção respaldada e renovada
Por amplíssima maioria, os delegados também respaldaram e aprovaram o balanço dos trabalhos da direção no biênio 2023-2025. Entre os destaques do período, está a grande mobilização do coletivo partidário na campanha eleitoral de 2024 e a retomada do jornal “Alerta São Paulo”. Sobressaem, ainda, as ações de agitação e propaganda protagonizadas pela direção municipal, como no aniversário de 103 anos do PCdoB e no combate ao tarifaço do governo Donald Trump (EUA) imposto ao Brasil.
A Conferência terminou com duas eleições – uma para a nova direção municipal e outra para os delegados à Conferência Estadual do PCdoB-SP, marcada para 19 e 20 de novembro. Por aclamação, a ex-vereadora e ex-deputada estadual Anna Martins, irmã de Neide Abati, foi eleita “presidenta de honra” do PCdoB São Paulo.
Confira a nova direção do PCdoB São Paulo
- Alcides Amazonas (presidente)
- Alcinea Pereira
- Altair Freitas
- Amarildo França
- André Cintra
- Andrea Barcelos
- Antonio Pedro (Tonhão)
- Arilton Soares
- Caio Guilherme
- Carol Beraldo
- Celeste Gastão
- Claudia Rodrigues
- Cláudio Cobos
- Clóvis Monteiro
- Diogenes Pompe
- Edenilda das Neves (Nilda)
- Edson de Oliveira (Paraná)
- Elcimara Andrade (Mara)
- Elder Vieira
- Evaldo Vilas Boas (Babalu)
- Fábio Garcia
- Felipe Spadari
- Fernando Borgonovi
- Gabriel Motta
- Gicélia dos Santos (Sula)
- Ilda Fiore
- Ivan Lima
- Jamil Murad
- Joanne Mota
- Jonathan Mateus
- Josafá Caldas
- Jose Carlos Negrão
- Jose Luiz Pereira (Zito)
- Julio Cesar
- Karina Sampaio
- Keila Pereira
- Kele Cristina
- Kevin Nunes
- Lídia Correa
- Lucca Gidra
- Luiza Martins
- Marcela Rodrigues
- Maria Cícera
- Maria do Amparo
- Márvia Scárdua
- Moacir Gonçalves
- Nayara Souza
- Onofre Gonçalves
- Pedro Campos
- Ramon dos Santos
- Rosana Alves
- Rozina Conceição
- Sandra Vilela
- Valdineia de Almeida (Val)
- Valéria Leão
- Valkiria Silva
- Wander Geraldo