Participantes do Encontro Nacional de Comunicação do PCdoB de 2024. Foto Larissa Gould

Entre os dias 3 e 5 de maio, São Paulo sediou o Encontro Nacional de Comunicação, um evento de relevância para o debate comunicacional do PCdoB. Com uma presença total de 90 participantes, o encontro reuniu representantes de 17 estados brasileiros e lideranças de entidades nacionais.

O encontro produziu uma série de encaminhamentos que contribuem para o cenário próximo às eleições municipais e em meio à chamada guerra cultural. Reuniu dirigentes nacionais e locais do Partido, além de especialistas em comunicação para debater o projeto eleitoral do PCdoB, a campanha eleitoral nas redes sociais e nas ruas, e os instrumentos e sistema de comunicação do partido.

A Secretaria Nacional de Comunicação está planejando ações para as eleições de 2024, como oficinas, produção de vídeos e distribuição de cartilhas. Também estão previstas reuniões nos estados e um planejamento de investimentos em comunicação. O fortalecimento da comunicação entre Nacional e estados será fortalecida, assim como a distribuição ampliada de conteúdo. Um debate sobre o Sistema Nacional de Comunicação está programado, assim como um curso nacional em parceria com a Escola João Amazonas. Por fim, haverá um novo Encontro Nacional de Comunicação em 2025 para contribuir com o Congresso do Partido.

Os encaminhamentos partiram, principalmente, do espaço para a troca de experiências sobre iniciativas de comunicação nas campanhas eleitorais e o trabalho de comunicação nos estados e nas entidades do PCdoB.

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Confira abaixo as diversas estratégias estabelecidas para fortalecer a comunicação do partido visando as eleições de 2024, mas também para revigorar a atuação do PCdoB:

Preparação e Planejamento Eleitoral:

A Secretaria Nacional de Comunicação conduzirá 5 oficinas regionais para orientar secretários e assessores de comunicação sobre estratégias para o processo eleitoral.

Serão produzidos e distribuídos vídeos com dicas e orientações para a comunicação durante a campanha eleitoral.

Uma cartilha com orientações gerais para as eleições de 2024 será distribuída.

Reuniões serão realizadas nos estados com os coordenadores de comunicação das candidaturas a vereador e prefeitos.

Será realizado um planejamento de investimentos em comunicação para garantir um legado duradouro para o partido.

Fortalecimento da Comunicação entre Nacional e Estados:

Será utilizado o grupo de WhatsApp da Comunicação para compartilhar conteúdos, pautas e planejamentos, visando estabelecer uma rede de produção de conteúdos.

Serão organizadas ações coordenadas, definindo hashtags e temas relevantes para a comunicação do partido.

Ampliação da Distribuição de Conteúdos:

Será ampliada a distribuição de conteúdos do PCdoB.org e do Vermelho nas redes estaduais e municipais.

Debate sobre a Estruturação do Sistema Nacional de Comunicação:

Será organizado um debate a partir da Comissão Nacional de Comunicação para discutir a estruturação do sistema nacional de comunicação do partido, abordando desafios, obstáculos e estratégias para a luta política e ideológica.

Curso Nacional de Comunicação:

Será discutido com a Escola João Amazonas e a Secretaria Nacional de Formação a organização de um curso nacional, previsto para o final de 2024 ou início de 2025, focado no debate sobre comunicação para aprofundar o acúmulo teórico e político do partido nessa área.

Novo Encontro Nacional de Comunicação:

Após o curso, será organizado um novo Encontro Nacional de Comunicação no início de 2025, preparando a contribuição política da comunicação para o Congresso do Partido.

Representatividade

Entre os estados representados no evento estavam Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e São Paulo, demonstrando a abrangência geográfica e a diversidade de vozes presentes no evento. Apenas o Sergipe não foi representado no Nordeste; AM e PA representaram a região Norte; DF e GO representaram o Centro-Oeste; MG, RJ e SP estiveram presentes pelo Sudeste, assim como o PR e RS estiveram pelo Sul.

Destacaram-se os secretários estaduais de Comunicação, incluindo nomes como Andrea Oliveira (CE), Andressa Schpallir (MG), Bia Lopes (RJ), Marco Campanella (DF), Nágila Rocha (BA) e Renata Rosa (SP), entre outros oito dirigentes. Além disso, secretários de capitais como Rio de Janeiro, Belém, São Paulo, João Pessoa e Fortaleza também estiveram presentes, consolidando a participação de importantes centros urbanos.

A presença de mandatos comunistas foi notável, com a participação de deputados federais como Orlando Silva (SP), Renildo Calheiros (PE), Daniel Almeida (BA) e Márcio Jerry (MA), além de representantes estaduais e municipais, como a vereadora Cida Pedrosa (Recife/PE) e o vereador Guilherme Bianco (Araraquara/SP). A liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados também marcou presença, reforçando o engajamento parlamentar no evento.

Diversas entidades nacionais acompanharam os debates, incluindo a Fundação Maurício Grabois/Portal Grabois, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), a União da Juventude Socialista (UJS), a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a Unegro, demonstrando a pluralidade de vozes e a articulação entre diferentes segmentos do movimento social.

Entre os dirigentes nacionais do PCdoB participantes estavam Luciana Santos, Nádia Campeão, Renata Mielli, Neide Freitas, Nivaldo Santana, Adalberto Monteiro, Miro Borges, reforçando o compromisso do partido com as discussões e agendas relacionadas à comunicação no país.

O Encontro Nacional de Comunicação proporcionou um espaço vital para a troca de ideias, o debate sobre os desafios e oportunidades na área da comunicação, e o fortalecimento de redes e alianças entre os participantes, consolidando-se como um marco importante no cenário comunicacional brasileiro.

Depoimentos: Resultado exitoso e produtivo

Algumas das lideranças e dirigentes presentes descreveram o Encontro Nacional de Comunicação do PCdoB como um evento extremamente exitoso e necessário pelos participantes. Foi enfatizada a importância da comunicação partidária na luta de ideias e na diferenciação das demais forças políticas. Foi destacada também a construção de um Sistema Nacional de Comunicação como objetivo do partido, e ressaltada a importância de transformar análises em ações concretas. O encontro foi considerado crucial para reposicionar o trabalho do partido na área de comunicação, visando uma vitória política nas eleições futuras e também para fortalecer a inserção do PCdoB na sociedade brasileira. A atmosfera colaborativa e construtiva do encontro, ressaltou o valor das descobertas e convergências proporcionadas pelo diálogo.

Confira algumas das opiniões sobre o final de semana de debates:

A secretária estadual de Comunicação de São Paulo, Renata Rosa, descreveu o Encontro como “muito exitoso e um investimento político necessário”. Ela destacou função da comunicação partidária na luta de ideias e na disputa de opinião na sociedade. Ela ressaltou a necessidade de derrotar a extrema direita, ao mesmo tempo em que apresenta as ideias do partido e se diferencia das demais forças políticas de esquerda.

Renata expressou satisfação com a produtividade do encontro, antecipando que “vem muita coisa boa por aí”. Suas palavras refletem o compromisso do PCdoB com a comunicação democrática, a mobilização política e a luta por um ambiente digital mais justo e regulado.

O secretário de Comunicação do Paraná, Rafael Sallet, considera que o Encontro foi um passo significativo em direção à construção de um Sistema Nacional de Comunicação. “O PCdoB caminha celeremente para este objetivo”, destacou. Ele enfatizou a importância histórica da comunicação no movimento proletário internacional, lembrando os ensinamentos de Marx e Lenin sobre o papel fundamental da comunicação na luta de ideias e na organização do povo.

“Sem subestimar a capacidade da direita fascista de propagar ódio e desinformação, saímos do encontro revigorados com a certeza de que precisamos travar a luta política nas ruas e nas redes”, ressaltou o dirigente paranaense. Ele observou que o encontro ocorreu em uma data simbólica, coincidindo com o aniversário de Marx e de Cláudio Campos, timoneiro do MR8 e da Hora do Povo.

Carlos Albérico, secretário de Organização do Rio Grande do Norte, expressou sua satisfação com o Encontro, descrevendo-o como “muito produtivo”. “Ele mostrou a complexidade de algumas questões que a gente precisa enfrentar com mais profundidade, a necessidade de transformar toda essa nossa análise em algo concreto, montando um sistema de comunicação partidário”, afirmou Albérico.

O dirigente destacou a importância da comunicação partidária no atual contexto político do Brasil, enfatizando a necessidade de proporcionar respostas ágeis aos problemas enfrentados pelo país, alinhadas com as propostas do PCdoB. Ele elogiou a abordagem do encontro, que apontou caminhos importantes para o partido trilhar e se inserir de forma mais eficaz no debate político nacional.

Moisés Alves, secretário de Comunicação do Pará, destacou o Encontro como um marco significativo para reposicionar o trabalho do partido nessa área. Em suas palavras, o encontro foi fundamental para reafirmar a importância estratégica da comunicação para revigorar a ação política dos comunistas. “É preciso compreender a tarefa de comunicação de forma estratégica no processo de acumulação de forças e de revigorar a ação política em dois eixos fundamentais: a luta de ideias na sociedade brasileira e trabalhar melhor nossa imagem e nossa identidade partidária”, afirmou Alves.

“O debate ocorrido contribui para uma vitória política do PCdoB na batalha eleitoral, nas redes e nas ruas, para elegermos vereadores nas capitais e nas principais cidades do país, fortalecendo nossa organização para disputar em melhores condições em 2026”, concluiu Alves.

Marco Campanella, secretário de Comunicação do PCdoB do Distrito Federal, destacou a importância do Encontro Nacional de Comunicação do partido como uma iniciativa para aprimorar a política de comunicação, visando fortalecer a capacidade do PCdoB de se inserir na sociedade brasileira em um momento repleto de desafios.

“Nosso encontro representou uma importante iniciativa no sentido de aprimorar a política de comunicação que fortaleça o partido e sua capacidade de inserção na sociedade, especialmente nesse momento de tantos desafios e do maior deles que representa o êxito do governo Lula e de sua tarefa inadiável de promover a reindustrialização do País e o desenvolvimento social, com a valorização dos empregos e da renda dos brasileiros”, afirmou Marco Campanella.

O dirigente ressaltou a necessidade de estratégias de comunicação eficazes para garantir que as ideias e propostas do partido sejam amplamente divulgadas e compreendidas pela população.

A secretária de Comunicação de Goiás, Lúcia Rincón, destacou a atmosfera de construção coletiva e a troca de ideias que marcou o evento. “Foi possível ver uma construção coletiva se formatando ao longo desses dias de encontro”, expressou Rincón, ressaltando o processo colaborativo e destemido que permeou as análises e opiniões durante o evento. Ela enfatizou o cuidado com as elaborações, evidenciando um ambiente propício para o compartilhamento de ideias e experiências.

Para Rincón, que se disse novata na área de comunicação, o encontro representou um momento de muitas descobertas e convergências. Ela avaliou positivamente a programação e o planejamento do evento. “O encontro foi muito bem programado/planejado e acredito que tenha cumprido seu objetivo em vislumbrar caminhos de potencializar mais nossa comunicação”, afirmou a secretária de Comunicação de Goiás.

A representante do PCdoB do Piauí, Lívia Beatriz considerou um encontro com debates enriquecedores, “que atualiza os comunicadores em meio à guerra cultural, a regulamentação das big techs e principalmente na disputa de ideias na campanha eleitoral que se aproxima.”

(por Cezar Xavier)