Presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos e o presidente do PCdoB/DF, João Vicente Goulart. Foto: Ascom PCdoB/DF

Em clima de unidade e empolgação, o PCdoB do Distrito Federal inaugurou sua nova sede nesta terça-feira (30/04) com a presença da presidente nacional do partido, ministra Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), parlamentares, dirigentes partidários, representantes de outras agremiações partidárias e de movimentos sociais.

Localizada no CONIC, um centro comercial tradicional cravado no coração de Brasília, que abriga outros partidos, sindicatos e entidades de classe, a nova sede do PCdoB será, segundo o presidente da legenda no DF, João Vicente Goulart, “um espaço de organização e debate de ideias aberto a todas as correntes políticas e movimentos sociais que pretendem dar um novo rumo para a política em Brasília”.

O ato de inauguração contou com centenas de militantes do partido. Jovens, mulheres e trabalhadores lotaram o amplo espaço da nova sede, que teve, também, momentos de descontração com músicas e declamação de poesias.

Dirigentes do Partido dos Trabalhadores (PT) e do Partido Verde (PV), com os quais o PCdoB integra a Federação Brasil da Esperança (FE-Brasil), participaram do evento. A deputada federal Erika Kokay (PT) resgatou a história comum de lutas entre sua legenda e os comunistas. O ex-governador Agnelo Queiroz (PT), presente ao ato, falou dos desafios presentes para enfrentar e derrotar a extrema direita no país. Rosilene Corrêa Lima, ex-candidata ao Senado no DF pela FE-Brasil também fez pronunciamento destacando a unidade com o PCdoB em Brasília.

Também compareceram à inauguração do novo espaço do PCdoB-DF, representantes do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e do Partido Democrático Trabalhista (PDT).

Pelas centrais sindicais, falaram representantes da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Também marcaram presença e se manifestaram durante o ato representantes da União da Juventude Socialista (UJS), da União de Negros e Negras pela Igualdade (UNEGRO), da União Brasileira de Mulheres (UBM) e do movimento LGTB.

Fizeram uso da palavra, ainda, o atual presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Capelli, e Olgamir Amância, decana da UnB e ex-candidata a vice-governadora no Distrito Federal em 2022 pela FE-Brasil. Marcaram presença, também, a ex-deputada federal pelo partido, Perpétua Almeida (AC) e a ex-senadora e ex-ministra Emília Fernandes.

Todos os oradores foram unânimes em destacar a luta secular do PCdoB na defesa da democracia política, da soberania nacional e dos direitos do povo.

O presidente João Vicente Goulart, em seu pronunciamento, agradeceu todos os presentes e disse que a inauguração da nova sede “representa um momento de afirmação do partido no Distrito Federal em sua luta contra as mazelas que estamos assistindo no governo local, o que terá que ser feito junto com as demais forças democráticas e progressistas de nossa capital”.

Protagonismo do PCdoB

A presidente nacional do partido, Luciana Santos, encerrou o ato de inauguração resgatando o que representou a luta contra o fascismo no Brasil e a importância da vitória do campo político encabeçado pelo presidente Lula.

Segundo ela, o desafio atual é resgatar cada conquista do atual governo, diante do desmonte que foi perpetrado pelo bolsonarismo, e assumir um papel “protagonista” na luta contra os juros escorchantes praticados pelo Banco Central (BC), bem como corrigir aspectos da macroeconomia que permitam fazer com que o país recupere seus níveis de investimento, com emprego de qualidade e elevação da renda dos brasileiros.