Foto: Paulo Pinto (Agência Brasil)

O presidente municipal do PCdoB São Paulo, Alcides Amazonas, criticou o caos em que a capital paulista se encontra com os impactos das fortes rajadas de vento registradas nesta quarta-feira (12). Em nota, o dirigente afirma que “a cidade mais rica do País continua a sofrer com apagão de energia e de gestão”, num ataque ao prefeito Ricardo Nunes (MDB) e ao governador paulista, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

De acordo com Amazonas, “São Paulo precisa de programas e ações à altura da crise, para enfrentar emergências e atenuar seus impactos”. Ele elogiou o exemplo do governo Lula, “com a reestruturação do Ministério do Meio Ambiente e a criação da Autoridade Nacional de Segurança Climática”.

Confira a íntegra da nota.

NOTA DO PCdoB SÃO PAULO

São Paulo sofre com apagão de energia e de gestão

A falta de energia elétrica voltou a ser regra no estado de São Paulo, mas especialmente na capital. Estima-se que, nesta quarta-feira (10), 2,3 milhões de imóveis chegaram a ficar sem luz. A normalização é lenta e precária. Na manhã desta quinta (11), passadas 24 horas do vendaval, a região metropolitana seguia com mais de 1,5 milhão de casas às escuras. A cidade de São Paulo, por sua vez, ainda tinha 232 semáforos apagados, o que gerou congestionamento e caos.

O apagão prejudica também o abastecimento de água em algumas regiões, que dependem de energia para fazer a distribuição. Houve, sim, um evento climático extremo, mas o que sobressai é o abandono da cidade de São Paulo e do conjunto do estado. Para justificar o novo apagão, um diretor da Enel alegou que “muitas árvores caíram sobre a rede, muitos postes foram quebrados, muitos cabos (foram) partidos e danificados”.

Nesse jogo de empurra, temos uma disputa para ver quem é mais culpado: a Prefeitura de São Paulo, sob a gestão Ricardo Nunes? O governo paulista, com Tarcísio de Freitas? A concessionária Enel? Ou talvez todos eles, para a infelicidade e o drama do povo paulista?

Não se trata de problemas novos. No apagão de 2024, às vésperas da eleição municipal, Nunes fez demagogia e prometeu resolver a crise. Não resolveu nada. O balanço do programa SP Sem Fios é desastroso: dos 20 mil quilômetros de fios de postes, foram enterrados somente 46,5 km na rede subterrânea.

A cidade mais rica do País continua a sofrer com apagão de energia e de gestão. O PCdoB São Paulo se solidariza com as famílias que são prejudicadas e ficam reféns dos maus gestores. Infelizmente, tão forte quanto as rajadas de vento é a incompetência dos governantes. No site da prefeitura, em vez de informações relevantes para esclarecer e ajudar a população atingida, o governo Nunes prefere falar de árvore e iluminação de Natal. É como se a administração municipal não tivesse nenhuma responsabilidade com a manutenção da rede elétrica e das árvores urbanas.

Como os extremos climáticos serão cada vez mais comuns, São Paulo precisa de programas e ações à altura da crise, para enfrentar emergências e atenuar seus impactos. O governo Lula deu o exemplo, com a reestruturação do Ministério do Meio Ambiente e a criação da Autoridade Nacional de Segurança Climática. Nunes e Tarcísio, ao contrário, governam para a iniciativa privada, promovem o desmonte dos serviços públicos e deixam a população à própria sorte. A cidade e o estado estão em colapso.

São Paulo, 11 de dezembro de 2025

ALCIDES AMAZONAS

Presidente do PCdoB São Paulo (SP)