Presidente da Venezuela Nicolás Madura voto em Caracas | Foto: reprodução

No contexto de uma jornada eleitoral marcada pela participação ativa e pela busca constante de apoio popular, a recente eleição presidencial venezuelana, concluída neste domingo (28), destaca-se como um momento significativo de afirmação democrática.

Em nota, a Comissão Política Nacional do PCdoB expressa sua solidariedade e parabeniza o povo venezuelano, o governo e as autoridades eleitorais pela condução pacífica e organizada do processo, celebrando a reeleição do presidente Nicolás Maduro como uma vitória da vontade popular contra as adversidades externas.

Confira a íntegra da nota abaixo.

Acompanhamos com muito interesse e solidariedade a jornada eleitoral do povo venezuelano que culminou neste 28 de julho de 2024. Foram semanas de campanha eleitoral em que vários projetos se apresentaram e tiveram a oportunidade de buscar e cativar o apoio da população venezuelana.

Já é um inegável legado dos governos Chávez e Maduro o estímulo à participação popular e a organização de eleições de modo periódico, regular e sempre com um chamado à participação da cidadania.

Parabenizamos o governo da Venezuela por garantir as condições necessárias para que a eleição transcorresse de forma segura e pacífica, as autoridades eleitorais pela organização do processo eleitoral e especialmente aos eleitores que compareceram às urnas para depositar seus votos e esperanças.

Venceu a democracia e a vontade popular.

Que o presidente Nicolás Maduro, agora reeleito, possa conduzir o governo da Venezuela em direção aos anseios do povo irmão venezuelano, que nos últimos anos vem se reerguendo após um persistente assédio de governos intervencionistas e um criminoso embargo econômico.

Com as nossas mais profundas saudações,

Comissão Política Nacional do PCdoB