A propaganda partidária gratuita de rádio e televisão do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) deste segundo semestre de 2025 aborda com destaque a defesa da soberania nacional, também reafirma a carência de um novo projeto nacional de desenvolvimento para o país, que leve em conta riquezas do nosso Brasil e a necessária redução das desigualdades sociais.

Soberania para defender o Brasil, gerar emprego e renda, é o que defende a inserção política que será exibida nesta terça-feira (7) e quinta-feira (9), nos intervalos comerciais das emissoras de rádio e televisão em todo o Brasil, em horário nobre, entre 19h30 e 22h30.

Com 30 segundos cada, as duas inserções têm como protagonista, neste semestre, a presidenta nacional do PCdoB e ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. Na peça política, a ministra diz que a participação da legenda no governo federal tem como principal foco, a reconstrução do setor científico e tecnológico, como área fundamental para o desenvolvimento do país.

Para a secretária nacional de Comunicação do PCdoB, responsável pela propaganda partidária, Renata Mielli os temas abordados nos programas deste semestre levam em conta os últimos ataques à soberania nacional com os tarifaços do governo estadunidense de Donald Trump, reafirma a luta do PCdoB em defesa da democracia no Brasil e a defesa histórica que o partido faz pela maior participação das mulheres não só na política, mas em todas as áreas e espaços de poder.

Fortalecimento da ciência para o desenvolvimento do país

Luciana trata ainda da recomposição de orçamentos como das bolsas de estudos e pesquisa que foram impactadas pelo negacionismo do governo anterior e pela falta de investimentos na área. Ela destaca também no programa, a importância da valorização e de investimentos em novas fronteiras do conhecimento, como o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial.

Por mais mulheres em espaços de poder

No programa voltado para o incentivo da participação feminina na política, a presidenta nacional do PCdoB aborda que é preciso garantir o incentivo da participação e atuação das mulheres também em outras áreas, como na Ciência e Tecnologia. “No MCTI, criamos programas com esse objetivo, como o Meninas e Mulheres na Ciência”, alega Luciana.

No programa exclusivo da mulher, o PCdoB reafirma ser o partido que historicamente valoriza e incentiva a participação feminina, seja nas direções do partido, que neste ano amplia ainda mais a “presença feminina nas direções” estaduais e municipais, seja ocupando as direções de entidades “dos movimentos sociais” ou até fazendo “parte do governo”, complementa Luciana.

Lideranças femininas do PCdoB

A peça conta ainda com imagens das lideranças femininas nacionais do PCdoB, como a bancada na Câmara dos Deputados que atualmente conta com nove parlamentares, em sua maioria, mulheres, são elas: Alice Portugal (BA), Daiana Santos (RS), Jandira Feghali (RJ), Marcivânia Flexa (AP) e Enfermeira Rejane (RJ).

As presidentas de entidades do movimento social também aparecem no comercial do PCdoB, como a dirigente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Bianca Borges; a primeira mulher eleita para presidir a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Vânia Marques, e a presidenta da União Brasileira de Mulheres (UBM), Vanja Andréa Santos.

Igualdade de gênero

O Comitê Central, a ser eleito na plenária nacional do 16º Congresso do PCdoB, que ocorrerá entre os dias 16 e 19 de outubro, em Brasília, terá uma inédita paridade de gênero, 50% de homens e 50% de mulheres na direção nacional.

“O Partido tem ao longo de sua história, implantado medidas e atuado para ampliar a participação feminina nas esferas de poder, para cargos eletivos, de direção partidária e nos movimentos sociais, fomos ao longo do tempo garantindo essa inserção feminina e agora neste 16º Congresso teremos esse grande avanço”, ressalta a secretária Renata Mielli que também é coordenadora do Comitê Gestor da Internet no Brasil.

A propaganda partidária foi produzida pela Clemetina Filmes, da atriz e diretora Ana Petta e do documentarista Paulo Celestino.

As inserções nacionais do PCdoB serão exibidas nas emissoras de rádio e televisão em todo o país nesta terça e quinta-feira, dias 7 e 9 de outubro. Mas as inserções regionais da legenda já estão sendo exibidas nas emissoras locais às segundas, quartas e sextas-feiras.

Assista abaixo:

Propaganda Partidária PCdoB Mulher

Propaganda Partidária PCdoB Geral