O Partido Comunista do Brasil no Espírito Santo (PCdoB-ES) deu um passo importante neste sábado (13) em direção à  reestruturação.  A 20ª Conferência Estadual, realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde no Estado do Espírito Santo (Sindsaúde/ES), no Centro de Vitória, reuniu cerca de 110 filiados de 10 municípios e consolidou um novo momento político para o Partido, com foco na organização e na construção de alternativas para o cenário eleitoral de 2026.

Participaram representantes de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Viana, Cachoeiro do Itapemirim, Linhares, São Mateus, Conceição da Barra e Ecoporanga. A diversidade territorial e social refletiu o esforço do Partido em ampliar sua base e fortalecer a atuação em todas as regiões do estado.

Unificação e fortalecimento institucional

Segundo o presidente reeleito do PCdoB-ES, Neio Lucio Pereira, a conferência estadual “coroa um processo de unificação do Partido iniciado em 2023, após um período difícil vivido pela organização no estado”. Durante esse ciclo, o Partido conseguiu regularizar suas contas, atualizar sua situação institucional junto à Justiça Eleitoral e retomar o protagonismo político regional. “Estamos recolocando o Partido no eixo da luta política para 2026, com foco na reconstrução da frente ampla.”, afirmou Neio.

Vitória: juventude assume protagonismo

Realizada de forma concomitante à estadual, a Conferência Municipal de Vitória também teve papel estratégico. Com forte presença da juventude, o encontro definiu como eixo central da atuação partidária na região metropolitana a mobilização dos jovens e estudantes.

Ao final dos trabalhos, foi eleita a nova direção do Comitê Municipal. O professor do IFES, Diogo Oliveira, assume a presidência do PCdoB Vitória, com a missão de ampliar o diálogo com os movimentos sociais e fortalecer a atuação do partido na capital. Metade da direção é composta por mulheres e 40% por jovens. 

Direção estadual paritária e renovada

A conferência estadual elegeu a nova direção para o biênio 2025–2027, com destaque, também, para a paridade entre homens e mulheres. Além de Neio Lucio Pereira na presidência e Rodrigo Campos na Secretaria de Organização, o comitê estadual passa a contar com 30 lideranças, entre elas o médico e gestor público Nésio Fernandes, a sindicalista da saúde Geiza Pinheiro e o militante histórico Namy Chequer.

Propostas e desafios para o Congresso Nacional

O Espírito Santo elegeu dois delegados para representar o estado na plenária final do 16º Congresso Nacional do PCdoB, que será realizado em outubro, em Brasília. Embora não tenha havido propostas específicas voltadas aos documentos nacionais, a delegação capixaba levará resoluções voltadas à realidade estadual, com destaque para: 

  • A ampliação da atuação junto à juventude;
  • A construção de uma candidatura alternativa da Federação para garantir palanque para Lula no estado;
  • O fortalecimento da frente ampla, mesmo diante das dificuldades locais.

Compromisso com a transformação

Com espírito combativo e unidade política, o PCdoB-ES encerra sua conferência estadual com energia renovada para enfrentar os desafios do próximo período. A nova direção assume o compromisso de mobilizar a militância, ampliar o diálogo com a sociedade e fortalecer o papel do partido como instrumento de transformação social e política. “A conferência foi construída com muito esforço coletivo. Saímos dela mais organizados, mais unidos e com clareza sobre os caminhos que precisamos trilhar para recolocar o PCdoB no centro da luta política capixaba”, concluiu Neio.