Foto: Celso Lobo

Os 103 anos do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) foram celebrados na última quinta-feira (3), em uma sessão especial conjunta dos poderes legislativos, estadual e da capital paraense realizada no auditório João Batista, no Palácio Cabanagem, sede da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). A cerimônia foi convocada em uma iniciativa conjunta do Poder Legislativo estadual e da Câmara Municipal de Belém (CMB), por meio de requerimentos apresentados pelo presidente da Alepa, deputado Chicão (MDB), e pelo vereador Rodrigo Moraes, líder do PCdoB na CMB.

O deputado Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alepa, abriu a sessão em nome do Parlamento estadual e destacou a relevância do evento. “Esta pode ser a primeira sessão conjunta entre a Câmara Municipal de Belém e a Assembleia Legislativa do Pará”, afirmou. Ele também justificou a ausência do deputado Chicão e ressaltou a importância da data. “Comemorar 103 anos de luta não é pouca coisa. O PCdoB sempre esteve na linha de frente contra a ordem estabelecida, e num momento de ameaças à democracia, a unidade das forças populares e democráticas se torna ainda mais essencial”, pontuou.

Durante a solenidade, o vereador Rodrigo Moraes entregou oficialmente dois títulos de Cidadão de Belém ao ex-deputado estadual Lélio Costa e ao militante Haroldo Carneiro, ambos membros do partido. “Hoje não é um dia qualquer. Celebramos 103 anos de história, de lutas entrelaçadas com os trabalhadores e a defesa da democracia no país”, afirmou Moraes. Ele reforçou que o partido segue indignado com a tentativa de naturalizar a miséria e a falta de acesso à alimentação e moradia para os mais humildes.

A suplente de senadora Lenny Campelo também discursou, ressaltando os compromissos políticos e ideológicos do PCdoB. “Nosso compromisso é com a transformação, em busca de uma sociedade mais fraterna”, declarou, citando o escritor Ariano Suassuna: ‘Enquanto houver alguém passando fome, estaremos na luta por um mundo sem opressão’.”

Foto: Celso Lobo

Leila Márcia, presidente do diretório municipal do PCdoB em Ananindeua, destacou a trajetória dos militantes e dirigentes do partido no Pará, citando nomes como Neuton Miranda, Paulo Fonteles e João Batista. Já o ex-deputado Lélio Costa e Jorge Panzera, presidente estadual do PCdoB, agradeceram ao deputado Chicão por acolher o pedido da sessão, classificando-o como “amigo do partido” e defensor da democracia. O presidente da Câmara Municipal de Belém, John Wayne, também foi reconhecido pelo apoio ao evento.

Ao discursar, Lélio Costa, que atualmente ocupa o cargo de secretário municipal de urbanismo em Belém, ressaltou a atuação histórica do partido na defesa dos trabalhadores, da soberania nacional e de políticas públicas inclusivas, além da luta pelos direitos da comunidade LGBTQIA+. “Seguimos firmes na defesa da liberdade religiosa, dos direitos das mulheres e dos povos negros”, afirmou.

Por sua vez, Jorge Panzera destacou a trajetória do PCdoB e os desafios atuais. “O partido sempre esteve ao lado da classe trabalhadora e hoje enfrenta o agravamento da crise do capitalismo. Vemos um abismo crescente entre a riqueza acumulada por poucos bilionários e a ampliação da pobreza e miséria no mundo”, analisou.

Também compuseram a mesa da solenidade Manoel Menésio, representante do Partido Verde; Carla Quaresma, da União Brasileira das Mulheres; John Carvalho, vice-presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil; Gregório Neto, presidente da União da Juventude Socialista (UJS), e Lucas Paixão, vice-presidente da UJS e da ANPG.

__

com informações da secretaria estadual de comunicação do PCdoB; da comunicação da AID e comunicação Social da ALEPA