Foto: reprodução/CTB

Em nota emitida nesta segunda-feira (29), por meio de sua Comissão Executiva Nacional, o PCdoB saúda o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, celebrado na quarta-feira, 1º de maio. Nesta data, diz o documento, “a classe trabalhadora ergue a bandeira da paz, das liberdades e exige empregos e direitos”. 

A nota ressalta que a “atual fase do capitalismo está aprofundando cada vez mais a precarização do trabalho, arrochando salários e eliminando direitos conquistados. Para isso, enfraquece a democracia, patrocina guerras e promove o genocídio como o que está em curso contra o povo palestino, em Gaza”. 

Ao tratar especificamente do cenário brasileiro, diz considerar que  a “reconstrução nacional precisa estar ancorada na mudança do perfil da economia” e defende o desenvolvimento com democracia e soberania nacional como fatores fundamentais para “a recuperação dos direitos laborais e previdenciários”. 

E destaca que para alcançar esses objetivos “é indispensável a unidade e a mobilização dos trabalhadores para derrotar a extrema-direita e a oligarquia financeira que tentam bloquear a reconstrução nacional”. 

Confira a íntegra da nota.

PCdoB saúda 1º de Maio, Dia do Trabalhador e da Trabalhadora

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) saúda as trabalhadoras e os trabalhadores brasileiros na data de celebração do 1º de maio e reafirma sua convicção sobre a centralidade do trabalho e o protagonismo da classe na edificação de uma nova sociedade.

Vivemos num mundo imerso em múltiplas crises. A atual fase do capitalismo está aprofundando cada vez mais a precarização do trabalho, arrochando salários e eliminando direitos conquistados. Para isso, enfraquece a democracia, patrocina guerras e promove o genocídio como o que está em curso contra o povo palestino, em Gaza. 

Por isso, neste 1º de Maio, a classe trabalhadora ergue a bandeira da paz, das liberdades e exige empregos e direitos. Ressaltamos que esse é o caminho que tem sido trilhado em países socialistas, notadamente, China e o Vietnã onde a classe trabalhadora crescentemente obtém mais direitos e melhores condições de vida.

No Brasil, as comemorações do 1º de maio deste ano se dão em uma conjuntura política marcada pela vitória histórica do presidente Lula e a derrota da extrema-direita nas eleições presidenciais de 2022. Essa vitória, produto da união de amplas forças políticas e sociais, precisa ser consolidada para que o Brasil avance no seu projeto de união e reconstrução nacional.

Na atualidade, o PCdoB considera que a reconstrução nacional precisa estar ancorada na mudança do perfil da economia, com juros baixos, política fiscal desenvolvimentista e uma indústria forte e moderna que incorpore os avanços da ciência, tecnologia e inovação, pilares fundamentais para a geração de empregos de qualidade.

Um desenvolvimento com democracia e soberania nacional é fundamental para a recuperação dos direitos laborais e previdenciários, para conquistar uma legislação que garanta a regulação trabalhista em todas as suas modalidades e salário igual para trabalho igual, principalmente no que diz respeito à igualdade salarial entre homens e mulheres e todos os direitos trabalhistas relacionados à maternidade. Fundamental também priorizar a luta pela redução da jornada do trabalho como principal medida para garantir emprego diante do acelerado avanço da produtividade.

Para alcançar esses objetivos é indispensável a unidade e a mobilização dos trabalhadores para derrotar a extrema-direita e a oligarquia financeira que tentam bloquear a reconstrução nacional. Ao mesmo tempo, as jornadas de lutas do povo são indispensáveis para impulsionar o governo a realizar o programa com qual foi eleito.

Ao nos somarmos aos manifestantes que ocupam as praças e ruas do país neste 1º de Maio, o PCdoB convida as lideranças e militantes do movimento dos trabalhadores para se filiarem ao nosso Partido. Em seus 102 anos de existência, o PCdoB sempre lutou pela valorização do trabalho e dos trabalhadores, pela democracia e pelo desenvolvimento soberano do país como caminho necessário para se avançar rumo a conquista do socialismo em nossa pátria.

Viva o 1º de Maio classista e de luta!

Trabalhadoras e Trabalhadoras, vamos juntos pelas conquistas do bem comum!

Pelo êxito do governo Lula!

Por um Brasil democrático, soberano e socialista!

Filie-se ao PCdoB!!!

São Paulo, maio de 2024

Comissão Executiva Nacional do PCdoB