O governo Lula comemora o sucesso do CNU (Concurso Nacional Unificado), realizado neste domingo (18). De acordo com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), 1 milhão de pessoas prestaram o Enem dos Concursos. O gabarito oficial deve ser divulgado na terça-feira (20).

Esther Dweck, do MGI, confirmou que o governo já estuda uma nova edição da prova, a ser promovida em 2025. “Vamos terminar esse (CNU) – e aí a gente conversa”, declarou a ministra. “Temos uma expectativa de fazer outro, mas queremos ver um balanço desse para ver tudo que podemos para aprimorar também para, aí sim, anunciar a possibilidade de um novo.”

Com o Enem dos Concursos, o governo vai preencher 6.640 vagas em 21 instituições federais, com salários até R$ 22.922. Na maior seleção da história do serviço público federal brasileiro, a prova foi aplicada em 72.041 salas, de 3.647 locais distribuídos por 228 municípios, em todas as 27 unidades federativas.

“São números que vão refletir em um serviço público com a cara do Brasil. Espero que a gente tenha muita gente para mostrar a diversidade brasileira”, disse Lula, neste domingo, em uma das salas de situação que monitoraram a prova. “Para mim, é uma alegria saber que a gente está inovando no jeito de contratar. Precisamos adequar a máquina pública ao século 21.”

Lula lembrou que, pela primeira vez na história, nenhum candidato teve de se deslocar mais de 100 quilômetros para fazer o exame. “Isso foi feito para facilitar para todos os brasileiros que quisessem participar”, enfatizou o presidente. Cerca de 215 mil funcionários públicos foram mobiliados para a segurança e a logística do CNU.

Entre os inscritos, mais de 10 mil eram indígenas – e 400 mil se declararam cotistas. Ainda conforme o governo, 59% dos inscritos no CNU tem até 34 anos. Os jovens de 15 a 19 anos representam 5% dos candidatos.