Foto: arquivo/PCdoB

Lideranças da esquerda gaúcha prestigiam a quarta mesa do ciclo de debates “Partido Comunista e a luta socialista no século 21”, promovido pelo PCdoB com apoio da Fundação Maurício Grabois. Estão confirmadas as presenças de Tarso Genro, ex-governador do Rio Grande do Sul e ex-ministro da Educação; José Fortunati, ex-prefeito de Porto Alegre; e Miguel Rosseto, deputado estadual pelo PT e ex-ministro do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar. A participação desses gestores experientes reforça a relevância do painel e evidencia o papel do PCdoB como referência no diálogo sobre democracia, soberania e socialismo no Brasil.

Ao falar sobre o tema central do debate,  Tarso Genro ressaltou que “é urgente agregar uma ampla base social nacional-popular, de caráter antifascista, para colocar o republicanismo e a democracia como eixos de uma nova hegemonia”. Para ele, cabe aos comunistas, no século 21, construir alianças amplas, defender a soberania nacional e preparar uma longa “guerra de posição” para enfrentar a dominação imperial.

José Fortunati também destacou a relevância do PCdoB no cenário político atual. Segundo ele, “o Partido Comunista do Brasil continua tendo uma importância fundamental por defender um projeto de socialismo democrático e nacional, exercendo papel de resistência frente à hegemonia neoliberal e ao avanço da extrema-direita”.

Com trajetória marcada pela defesa da agricultura familiar, a presença de Miguel Rosseto reafirma a aliança entre PT e PCdoB em torno da luta por direitos sociais e soberania nacional.

Debate sobre importância dos comunistas no século 21 aprofunda teses ao 16º Congresso do PCdoB

A quarta mesa do ciclo acontece nesta segunda-feira (18), às 18h, na Associação dos Auditores Fiscais da Receita Municipal de Porto Alegre (Aiamu), com mediação do dirigente, historiador e ex-parlamentar Raul Carrion. O painel conta ainda com a participação de destacadas lideranças do PCdoB: Nádia Campeão, secretária de Organização; Nivaldo Santana, secretário Sindical; Ricardo Abreu, membro do Comitê Central; e Carlos Lopes, jornalista e vice-presidente nacional do Partido.

O debate integra a preparação do 16º Congresso Nacional do PCdoB e reafirma três compromissos estratégicos do Partido: manter viva sua identidade comunista, fortalecer a luta pela soberania nacional e promover o protagonismo dos trabalhadores na construção de um poder popular capaz de enfrentar o imperialismo e conduzir o Brasil rumo ao socialismo.

Serviço

O que: 4ª Mesa do Ciclo de Debates do PCdoB – “Partido Comunista e a luta socialista no século 21”
Quando: Segunda-feira, 18 de agosto de 2025, às 18h
Onde: Associação dos Auditores Fiscais da Receita Municipal de Porto Alegre (AIAMU) –
Mediação: Raul Carrion
Presenças confirmadas: Tarso Genro, José Fortunati, Miguel Rosseto
Debatedores: Nádia Campeão, Nivaldo Santana, Ricardo Abreu e Carlos Lopes

Inscreva-se gratuitamente:
https://comunicacao.grabois.org.br/ciclo-de-debates-4-mesa-rs

Assista ao vivo:
O que ainda move um Partido Comunista em pleno 2025? | Ciclo de Debates
https://youtu.be/9lntZ4MHjUA